Mais Esportes

VELA

Organização apresenta mais exigências aos participantes da regata Recife-Noronha

Segundo a tenente Milena Holanda: "Esse ano não vai ter flexibilização na segurança"

postado em 20/09/2017 17:00 / atualizado em 20/09/2017 20:25

Assessoria de Comunicação do Cabanga
Faltam dez dias para a 29ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, a Refeno. A largada de uma das maiores provas oceânicas da América do Sul está prevista para o dia 30 de setembro, ao meio dia, no Marco Zero do Recife. Na coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, no Cabanga Iate Clube, foram apresentadas a programação e alterações nas medidas de seguranças nesta edição do torneio. 

Quem explicou melhor sobre essas mudanças foi a tenente da Capitania dos Portos de Pernambuco, Milena Holanda. “Esse ano não vai ter flexibilização na questão da segurança. Vão ser cobrados todos os itens. Teremos uma programação em que os participantes vão saber quando fazer a vistoria. Vai ser colocado um selo na proa da embarcação para saber quais estão aptos para participar  do evento”, apontou a tenente. 

O acompanhamento das regatas foi outra modificação na Refeno deste ano. A tenente explicou o motivo de não ter a escolta da marinha nas regatas. “Não será como no ano passado, na Vila Marinha. Teremos apenas duas embarcações pelo Cabanga para essa fiscalização. Não será necessário esse acompanhamento porque as embarcações vão estar alinhadas aos requisitos exigidos” explicou.  

Provas

O técnico de vela do Cabanga Iate Clube e presidente da comissão de regatas da Refeno, Edval Júnior mostrou como as as provas serão divididas. “Serão três baterias de acordo com as classes e características. Vamos ter 15 embarcações em cada bloco. Os regateiros, aqueles mais rápidos, que vão disputar diretamente o Troféu Fita Azul, dado ao primeiro barco que aportar em Fernando de Noronha, por exemplo, serão os últimos a deixarem o Recife. ”, explicou Edval. 

As embarcações vão percorrer um total de 298 milhas náuticas, que equivale 545 quilômetros de distância entre o local de partida, Marco Zero do Recife, e o de chegada, Mirante do Boldró, no Arquipélago de Fernando de Noronha. 

Inscrições

Até o momento são 45 embarcações confirmadas e 15 pré-inscritas. Ao todo, são 273 tripulantes na competição. Pernambuco e Rio de Janeiro destacam-se com o maior número de participantes, com 12 e 11 tripulantes, respectivamente. 

Para quem ainda tem o interesse em participar da Refeno, basta ficar de olho nos prazos das inscrições que vão até o dia 28 de setembro e devem ser feitas pelo site: www.refeno.com.br.

Já a inspeção dos barcos pela Marinha serão realizadas no Cabanga Iate Clube até o dia 27 de setembro.  Os comandantes precisam fazer o agendamento  pelo e-mail secretaria@refeno.com.br.