Futebol Internacional

ELIMINATÓRIAS

Eliminatórias da Euro 2016: seleções britânicas vencem e sonham com feito histórico

Pela primeira vez, equipes do Reino Unido podem disputar juntas um torneio internacional

postado em 30/03/2015 16:58 / atualizado em 30/03/2015 19:19

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

AFP
Junho de 2016 pode marcar uma nova invasão britânica ao território francês. Mas, ao contrário dos tempos conflituosos e beligerantes entre as duas nações -  que travaram cerca de 40 guerras ao longo de nove séculos, desde a Conquista Normanda de 1066 até a vitória da Sétima Coligação (da qual fazia parte o Reino Unido) sobre as tropas de Napoleão na Batalha de Waterloo em 1815 -, desta vez os britânicos almejam conquistar as terras francesas através do futebol.

As Eliminatórias da Euro 2016 - que vai ser disputada na França entre 10 de junho e 10 de julho do ano que vem - chegou à metade de seu caminho. As quatro seleções do Reino Unido - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - venceram na quinta rodada e estão firmes na disputa por uma das 24 vagas na fase final da competição. Pela primeira vez em toda a história do esporte, o Reino Unido - que criou e codificou o futebol moderno - pode ver todas as suas seleções em um mesmo torneio internacional.

A Irlanda - que um dia também já fez parte do Reino Unido - empatou na rodada, mas está no páreo e pode tornar o feito ainda mais histórico e único, com a presença das cinco seleções. Tudo isso, claro, graças à ampliação da competição, que vai estrear, em 2016, seu novo formato com 24 participantes em sua fase final.

REGULAMENTO
A Euro 2016 vai ter 24 participantes. A França, país-sede, tem sua vaga assegurada. 53 seleções disputam as 23 vagas restantes. Elas estão dispostas em nove grupos. As duas primeiras colocadas se classificam diretamente. O melhor terceiro colocado de todos (descartando a pontuação obtida diante do sexto colocado de seus respectivos grupos, já que um grupo tem apenas cinco equipes) também garante acesso direto. Sobram, então, mais oito terceiro colocadas. Estas, disputam um play off, pelas últimas quatro vagas.

Confira, abaixo, o rendimento e os jogos de cada uma das cinco seleções.

INGLATERRA
Depois da vergonhosa campanha na Copa do Mundo 2014, eliminada ainda na fase de grupos (o que não acontecia desde 1958) e sem uma vitória sequer, a Inglaterra iniciou as Eliminatórias da Euro 2016 sob pressão. E na estreia tinha logo de cara a Suíça, conhecida por seu ferrolho e que na Copa quase levou as oitavas de final contra a Argentina para os pênaltis. O time de Roy Hodgson, porém, iniciou sua trajetória com uma vitória tranquila em Basel - 2 a 0 -, quase como um prenúncio do que estaria por vir. English Team venceu os cinco jogos que disputou e tem seis pontos de vantagem sobre a Eslovênia, segundo colocada. Na última sexta-feira, a vítima inglesa foi a Lituânia, que sucumbiu em Wembley: 4 a 0, na partida que marcou a estreia de Harry Kane pela seleção, com direito a gol do promissor atacante do Tottenham.

jogos restantes

14 de junho
Eslovênia (fora)

5 de setembro
San Marino (fora)

8 de setembro
Suíça (casa)

9 de outubro
Estônia (casa)

12 de outubro
Lituânia (fora)

Grupo E
Seleção P J
Inglaterra 15 5
Eslovênia 9 5
Suíça 9 5
Lituânia 6 5
Estônia 4 5
San Marino 1 5

ESCÓCIA e IRLANDA
A última vez que a Escócia participou de um torneio internacional, foi no território francês. Desde a Copa do Mundo de 1998, os escoceses estão fora dos grandes palcos do futebol mundial. Atualmente, a seleção ocupa a terceira colocação nas Eliminatórias da Euro 2016, com os mesmos 10 pontos da tetracampeã mundial, Alemanha. No domingo (29), os Leões atropelaram a estreante Gilbratar: 6 a 1. O triunfo deu ainda mais ânimo ao time, que não disputa uma fase final de Eurocopa desde 1992.

A Irlanda está no mesmo grupo D dos escoceses. Atualmente, os irlandeses se encontram na quarta posição, dois pontos atrás de Escócia e Alemanha. No domingo, a armada verde conta desperdiçou a oportunidade de deixar a chave totalmente embolada. Se tivesse vencido a Polônia, em Dublin, os quatro primeiros colocados ficariam com 10 pontos. A equipe, porém, ficou no 1 a 1, permitindo que os poloneses se isolassem na liderança - 11 pontos.

Na próxima rodada, Irlanda x Escócia fazem se enfrentam no clássico marcado para 13 de junho.

jogos restantes - Escócia

13 de junho
Irlanda (fora)

4 de setembro
Geórgia (fora)

7 de setembro
Alemanha (casa)

8 de outubro
Polônia (casa)

11 de outubro
Gibraltar (fora)

jogos restantes - Irlanda

13 de junho
Escócia (casa)

4 de setembro
Gibraltar (fora)

7 de setembro
Geórgia (casa)

8 de outubro
Alemanha (casa)

11 de outubro
Polônia (fora)

Grupo D
Seleção P J
Polônia 11 5
Alemanha 10 5
Escócia 10 5
Irlanda 8 5
Geórgia 3 5
Gibraltar 0 5

PAÍS DE GALES
A seleção de País de Gales jamais participou de uma fase final de Eurocopa. Nem nos tempos áureos de Ryan Giggs os Dragões conseguiram chegar lá. Agora, é a vez do astro Gareth Bale ter a incumbência de tentar fazer história. E, pelo andar das atuais Eliminatórias, parece que Gales pode mesmo sonhar com isso. Sob a condução do craque do Real Madrid, a seleção galesa lidera, invicta, o grupo B, mesmo depois de já ter visitado a Bélgica. No sábado (28), os Dragões foram a Israel vencer por 3 a 0 e tiraram os israelenses do topo de classificação. Na próxima rodada, Gales recebe a Bélgica, em confronto que pode ser decisivo para sua inédita qualificação.

jogos restantes

12 de junho
Bélgica (casa)

3 de setembro
Chipre (fora)

6 de setembro
Israel (casa)

10 de outubro
Bósnia e Herzegovina (fora)

13 de outubro
Andorra (casa)

Grupo B
Seleção P J
País de Gales 11 5
Israel 9 4
Bélgica 8 4
Chipre 6 5
Bósnia 5 5
Andorra 0 5

IRLANDA DO NORTE
No domingo, a Irlanda do Norte deu uma demonstração inequívoca de que está mesmo disposta a disputar uma fase final de Eurocopa pela primeira vez na história. A armada verde e branca recebeu e venceu a Finlândia por 2 a 1 e se consolidou na segunda colocação, com 12 pontos, um a menos que a líder Romênia. Em cinco rodadas, os norte-irlandeses somam quatro vitórias e somente uma derrota. Na próxima rodada podem assumir a liderança, basta vencer a Romênia, em casa.

jogos restantes

13 de junho
Romênia (casa)

4 de setembro
Ilhas Faroé (fora)

7 de setembro
Hungria (casa)

8 de outubro
Grécia (casa)

11 de outubro
Finlândia (fora)

Grupo F
Seleção P J
Romênia 13 5
Irlanda do Norte 12 5
Hungria 8 5
Finlândia 4 5
Ilhas Faroé 3 5
Grécia 2 5