Náutico

NÁUTICO

Mesmo com pontos a corrigir, Dado Cavalcanti dá nova cara ao time do Náutico na Série B

Em dois jogo, treinador conseguiu levar time a duas vitórias na competição

postado em 21/08/2014 08:51 / atualizado em 21/08/2014 11:39

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ivan Melo/ Esp. DP/D.A.Press
Dois jogos e duas vitórias. Apesar do excelente retrospecto, diante de um período tão curto com Dado Cavalcanti à frente do comando técnico do Náutico, seria leviano falar numa reação do time. Entretanto, é inquestionável que - apesar do pouco tempo de trabalho - o Timbu já apresentou uma evolução significativa. O ambiente do elenco melhorou sensivelmente, apesar da longa estrada a ser percorrida até o clube respirar aliviado e olhar para a crise como uma referência do passado. A mudança pode ser comprovada pelo discurso dos atletas, que vem destacando a postura do treinador como fundamental neste processo. “Ele tem conversado com os jogadores fora de campo. Até porque não tem muito tempo para treinar. Mas o mais importante é ter trazido a confiança para gente”, testemunhou o meia Vinícius.

O que mudou no Timbu

Interação com o elenco
Segundo membros do futebol alvirrubro, Sidney Moraes não tinha uma grande relação com o grupo. Para alguns, a maneira imperativa do técnico se expressar incomodava parte do elenco. Dado chegou adotando um tom mais ameno e tem conquistado a confiança do grupo na base da conversa.

Foco do treinamento
Diante do péssimo desempenho defensivo do time, Sidney fez treinos táticos exaustivos tentando corrigir o posicionamento da equipe. Em vão. Dado inverteu as prioridades. Desde que chegou tem priorizado a posse de bola para impedir que a sua equipe sofra tantas investidas dos adversários. Tem surtido efeito.

O time
Dado promoveu mudanças pontuais, porém, incisivas. A escolha do goleiro Júlio César foi uma delas. Substituiu outros atletas que vinham rendendo pouco, como o volante Gilmak e o meia Marcos Vinícius. Para a vaga na cabeça de área, improvisou o lateral João Ananias. No ataque, promoveu a estreia de Crislan.

O que não mudou

O sistema defensivo
O setor continua sendo o ponto mais frágil do time. Depois de um boa jornada contra o Luverdense, a defesa voltou a apresentar falhas que por pouco não custaram pontos preciosos no jogo com o Oeste-SP. Após a partida, Dado reconheceu a necessidade de buscar soluções para corrigir o problema.

Salários atrasados
Apesar das coisas dentro de campo terem começado a melhorar, a situação financeira do clube ainda é preocupante. A informação oficial é de que o Náutico deve apenas uma folha salarial (um mês) e que segue buscando parceiros para aumentar a renda.

Diario de Pernambuco