Palmeiras

PALMEIRAS

No centenário, Palmeiras só usa verde com seu símbolo em 54% dos jogos

Com camisas de vários modelos e homenagens À escudos antigos, Verdão usa pouco sua cor tradicional

postado em 30/07/2014 18:03

Gazeta Press

No ano em que comemora o 100º aniversário, o Palmeiras usou menos do que costuma seu uniforme tradicional, a camisa verde e o símbolo adotado em 1959. Nesta temporada, o time já entrou em campo com nada menos que sete trajes diferentes, número que aumentará nesta quarta-feira, com o amistoso contra a Fiorentina.

Petra Mafalda/Mafada Press/Agência O Globo


Enquanto o clube agiu de maneira tímida em relação ao centenário até o momento, a Adidas, fornecedora de material esportivo do Palmeiras, aproveitou para lançar uma série de camisas alusivas aos 100 anos da agremiação fundada no dia 26 de agosto de 1914.

Às 21h50 (de Brasília) desta quarta, Palmeiras e Fiorentina se enfrentam no Pacaembu, pela Copa EuroAmericana. O time brasileiro entrará em campo com um uniforme inédito, na cor azul e com o símbolo utilizado na temporada de 1915, as iniciais do Palestra Itália.

Contando com a partida amistosa diante da Fiorentina, o Palmeiras alcançará um total de 35 partidas na temporada de 2014. O time entrou em campo com a camisa verde e o escudo adotado a partir de 1959 apenas em 19 partidas, o que corresponde a 54,28%.

A camisa tradicional foi utilizada no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, com diferenciação somente na tonalidade do verde. No Brasileiro, a ideia da diretoria é empregar a camisa verde com faixa branca na altura da barriga, com a Cruz de Savoia do lado esquerdo do peito.

Fundado em 1914 como Palestra Italia, o clube, obrigado a mudar de nome em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, usou nove diferentes escudos de camisa ao longo de sua história. No ano em que completa 100 anos, quatro deles já foram rememorados em novos modelos.