Ponte Preta

CAMPEONATO PAULISTA

Após 116 anos, chegou a hora de a Ponte Preta ser campeã?

Após atropelar o Palmeiras, Macaca está muito perto da final do Paulistão

postado em 17/04/2017 15:45 / atualizado em 17/04/2017 15:48

A Ponte Preta se aproximou de disputar novamente a final de Campeonato Paulista, após nove anos longe de uma decisão estadual. Com a vitória sobre o Palmeiras por 3 x 0, no domingo (17/4), a Macaca ficou muito próxima de tentar, mais uma vez, buscar o primeiro título da história de um clube que já tem 116 anos de existência.

PontePress/Fabio Leoni
Um dos motivos para o torcedor pontepretano acreditar na conquista do troféu inédito é a excelente fase vivida pelo atacante William Pottker. Artilheiro da competição, o camisa 9 está com a pontaria afiada na temporada. Até agora, foram 34 finalizações e nove gols marcados - ou seja, Pottker balança as redes adversárias a cada 3,7 tentativas. Ele tinha acordo para se transferir para o Corinthians após o fim do estadual, mas o acerto naufragou depois de a Ponte Preta escalá-lo na Copa do Brasil.

Outro fator que permite à torcida da Macaca sonhar com uma vaga na decisão do Paulista é o retrospecto contra o Palmeiras no Allianz Parque, palco do duelo de volta das semifinais do torneio. O alviverde já vendeu 26 mil ingressos antecipados, a cinco dias do jogo. Mas, até o momento, foram quatro confrontos entre as equipes na arena, com dois empates e duas vitórias do time de Campinas.

O Corinthians também ficou muito próximo de conseguir uma vaga na decisão do Campeonato Paulista. No jogo de ida, no Morumbi, o alvinegro venceu o São Paulo por 2 x 0 e poderá perder até por um gol de diferença no duelo de volta, no próximo domingo (23/4), em Itaquera. Caso a final se confirme, será a terceira vez que os clubes alvinegros vão decidir a competição. Em 1977, o Corinthians bateu a Ponte Preta e encerrou um tabu de 23 anos sem títulos, repetindo a conquista em 1979.

O jejum da Macaca é ainda maior, posi o time que nunca foi campeão em 116 anos de história. O clube mais antigo da Série A do Campeonato Brasileiro já bateu na trave seis vezes no Campeonato Paulista, sempre ficando com o segundo lugar. Na Série B do Brasileirão, foram mais dois vice-campeonatos, em 1997 e 2014, além da derrota na final da Copa Sul-Americana em 2013, para o Lanús.

Relembre a final de 1977, uma das decisões mais emocionantes do Campeonato Paulista:

*Estagiário sob supervisão de Braitner Moreira