Chape

FUTEBOL INTERNACIONAL

Troféu Joan Gamper: goleiro da Chape já mitou contra Messi no Camp Nou

Artur Moraes é o único jogador do time catarinense a ter enfrentado o Barcelona na carreira

postado em 07/08/2017 11:50 / atualizado em 07/08/2017 12:10

SL Benfica
O Troféu Joan Gamper será disputado nesta segunda-feira (7/8), entre Barcelona e Chapecoense. O amistoso marca o primeiro confronto do time catarinense fora do continente americano. Acompanhe em tempo real, aqui, a partir das 15h30 (horário de Brasília).

A partida tradicionalmente representa a abertura da temporada do Barcelona. O protagonista do "jogo da solidariedade" será Alan Ruschel, que voltará aos gramados nove meses depois de sobreviver à tragédia aérea que tirou a vida de 71 pessoas em Medellín. 

Do grupo que o técnico Vinícius Eutrópio levou ao Camp Nou, apenas um tem experiência contra o time catalão: o goleiro Artur Moraes, que enfrentou o Barça na Liga dos Campeões, em 2012. Ele defendia a meta do Benfica naquela ocasião.

Artur fez dois jogos diante do Barcelona, ambos pelo Grupo G do torneio. Em Lisboa, o Benfica levou 2 x 0, com gols de Alexis Sánchez e Cesc Fàbregas, ambos com assistências de Lionel Messi. Na Espanha, empate em 0 x 0.

O empate sem gols marcou um das grandes momentos de Artur pelo Benfica, quando salvou um bom chute de Messi e depois evitou um chapéu do argentino aos 40 minutos da etapa final. A disputa de bola fez o camisa 10 deixar o gramado de maca.

Contra o time B

A bem da verdade, outros dois jogadores da Chapecoense têm experiência contra o time catalão, mas diante do Barcelona B, na segunda divisão espanhola: os atacantes Fernando Guerrero e Túlio de Melo.

Túlio enfrentou a filial em 19 de maio de 2015, quando seu Valladolid venceu por 3 x 1. O brasileiro jogou os oito minutos finais. O equatoriano Guerrero jogou por 13 minutos em 27 de agosto de 2011, na vitória por 2 x 0 do Villarreal B sobre o Barcelona B.