Basquete

NBB

Com campanha desanimadora, UniCeub/BRB estreia em Brasília

O tricampeão teve apenas quatro vitórias em 17 jogos disputados nesta temporada

postado em 22/11/2014 17:52

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Cleomar Macedo/Divulgação
Não estranhe, torcedor. As coisas mudam mesmo. O Limeira é o líder do Novo Basquete Brasil (NBB). O Flamengo, atual campeão, é o 5º. O UniCeub/BRB ocupa a 13ª posição, atrás da Liga Sorocabana. E neste doming, o time brasiliense estreia em casa, no Ginásio da Asceb (904 Sul), com uma campanha desanimadora nas costas. Às 10h, o tricampeão recebe o Uberlândia com apenas quatro vitórias em 17 jogos disputados nesta temporada. Em compromissos oficiais, são 10 partidas e três vitórias.

Os quatro duelos do UniCeub/BRB neste NBB foram longe de Brasília: uma vitória sobre o Bauru, no primeiro deles, e três derrotas no estado paulista (Franca, Palmeiras e Pinheiros). A partir deste domingo, o time de José Carlos Vidal terá cinco partidas em casa para tentar mudar o rumo da campanha neste início de campeonato. Fácil não será. O Uberlândia vem de uma virada surpreendente sobre o Flamengo, na última quinta-feira.

Voltar ao Ginásio da Asceb será uma experiência nova para o torcedor, oito meses depois do último jogo por lá. Dos 12 jogadores que disputaram a primeira partida em Brasília no NBB passado, contra o Basquete Cearense, cinco não vestem mais a camisa branca e vermelha. Na quadra e no banco, os rostos são novos, como o do ala-armador Gustavo Scaglia, ex- Bauru. No comando, Vidal está de volta, e os torcedores poderão se deleitar com os trejeitos do treinador, substituto do argentino Sergio Hernandez. Berrar palavras em inglês também serão ótimo negócio. Afinal, o ala norte-americano Darington Hobson quer sentir – e entender – a recepção brasiliense.

Sem Alex e Nezinho, agora ex-jogadores do UniCeub/BRB, Guilherme Giovannoni e Arthur têm carregado o peso da responsabilidade com Hobson. Os reforços Cipolini e Fúlvio também vinham contribuindo com pontos, mas este último sofreu uma ruptura parcial do músculo adutor da coxa esquerda no último dia 11. Péssima notícia para o armador, que não disputou o NBB 2013/2014 devido a uma lesão no joelho. Estima-se sua recuperação em um mês. A volta de Isaac, também prejudicado no joelho, ainda é dúvida. De fora, o ala avaliou a fase ruim do UniCeub/BRB. “Fizemos poucos jogos com a equipe completa, estamos pegando entrosamento. É um time totalmente novo, cada um ainda procurando saber o que fazer de melhor no grupo."

Os mineiros também têm seus problemas. O ala Vinícius Teló e o armador Ícaro se recuperam de lesão e voltam a treinar nesta semana. Mas o técnico Arturo Alvares tem o armador Caleb Brown, que tem médias de 14,75 pontos, 4,25 rebotes e 3,5 assistências. Do outro lado, Hobson chegou “falando muito” (disse estar acostumado a ser o melhor por onda passa), mas tem animado José Carlos Vidal. Até aqui, o norte-americano tem médias de 16,67 pontos,seis rebotes e três assistências.

Manto à venda
O novo uniforme do UniCeub/BRB estará à venda no Ginásio da Asceb neste domingo. A assessoria de imprensa do clube não soube informar o valor que será cobrado.

Programe-se
NBB - 5ª rodada
UniCeub/BRB x Uberlândia
Domingo, às 10h
Ginásio da Asceb (904 Sul)
Ingressos: R$ 30 (inteira). Torcedores com um quilo de alimento não perecível e idosos têm direito à meia entrada.