Mais Esportes

Pessoas magras investem em atividades para ganho de massa muscular

Corpo esbelto não é, necessariamente, sinônimo de saúde. Por isso, mesmo beneficiadas pela genética, pessoas magras controlam o peso e aderem a hábitos saudáveis, como praticar esportes e ter uma alimentação balanceada

postado em 06/03/2014 12:15 / atualizado em 06/03/2014 12:20

Amanda Martimon

Carlos Vieira/CB/D.A Press
Ser magro “de ruim” pode causar inveja em muita gente que tem dificuldade para emagrecer ou manter o peso, mas não é, necessariamente, sinônimo de saúde. Para aliar forma física e organismo saudável, torna-se preciso atentar a mais aspectos do que exibe o espelho. Por isso, em busca de mais qualidade de vida e bem-estar para além dos parâmetros de beleza, muitos magrinhos têm procurado ajuda especializada com o objetivo de alcançar o peso ideal. A “fórmula” é a mesma usada por aqueles que desejam emagrecer: esporte e alimentação balanceada.

Vítima de bronquite asmática, Tiago Magalhães, 33 anos, começou a praticar esportes na infância. Primeiro, por necessidade, conheceu a natação. Depois, passeou por outras modalidades, como vôlei, basquete e futebol. Apesar dos hábitos saudáveis, até os 16 anos, ele pesava 59kg e já tinha a atual altura, de 1,84m. Os apelidos de criança relacionados à magreza que perduraram até a adolescência, o rapaz não revela, embora ainda dê risadas ao lembrar-se deles.

Quando se decidiu pela profissionalização no tae kwon do — e pela educação física no meio acadêmico —, o atleta buscou a orientação de especialistas para melhorar o desempenho. Desde então, a balança saltou dos 59kg para os 82kg. Com baixo índice de gordura, resultado da alimentação equilibrada, a diferença de peso conquistada por Tiago se concentra em ganho de massa muscular. “Eu continuo magro, mas agora um pouco mais forte”, define.

Como a prática de modalidades envolve, inevitavelmente, exercícios aeróbicos, que aumentam o consumo de oxigênio e o gasto calórico, os magrinhos devem dosar o tempo. “O exercício aeróbico é importante, mas não pode ser exagerado e deve ser aliado à musculação”, aconselha o nutricionista Victor Guerra.

Outro ponto importante, a dieta, precisa ser rica em carboidratos. De acordo com o especialista, a maioria dos magros que lutam para ganhar massa muscular têm o metabolismo acelerado. Por isso, o carboidrato — fonte primária de energia — deve ser o principal alimento consumido. Dessa maneira, o corpo o utiliza para ter energia e não gasta a chamada “massa magra”.

Leia a reportagem completa na edição impressa do
Correio Braziliense