Mais Esportes

CANOAGEM

Brasilienses participam do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica

Dez representantes da capital vão à Vitória em busca do pódio na competição

postado em 02/09/2014 21:20 / atualizado em 02/09/2014 21:31

Redação /Correio Braziliense

Canoistas brasilienses viajam a Vitória (ES) para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, com competições marcadas para este domingo (7/9). Os 10 representantes da capital federal buscam repetir o bom resultado de 2013, quando, por pontos, a equipe de Brasília conquistou a terceira colocação, atrás apenas de dois concorrentes do estado de São Paulo.

Gustavo Moreno/CB/D.A Press

Apesar de estar a quase 1 mil quilômetros do oceano, Brasília tem tradição na canoagem oceânica, afirma o canoista Rubens Pompeu, campeão da segunda etapa da Copa Brasil deste ano. “A cada ano nós subimos ao pódio em diferentes provas e a tendência é ganhar ainda mais medalhas com a nova geração que está crescendo”, observa. Dois dos 10 atletas brasilienses competem na categoria Sub-23.

Na equipe, há espaço também para canoistas que voltam à atividade. Campeã brasileira de ecocanoagem, modalidade que atravessa rios e lagos em circuitos ecológicos, Diana Nishimura pretende conquistar posição de destaque na canoagem oceânico. “Acho que ser campeã é uma meta muito difícil, mas vou brigar para chegar ao pódio.”

A canoagem oceânica é dividida em três categorias principais, que não fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos. Todos os brasilienses que vão a Vitória disputam medalhas na classe surfski. As outras duas são caiaque oceânico, oceânico turismo. Apesar do nome, é possível praticar a modalidade em lagos.