Mais Esportes

CICLISMO

Triatleta dá dicas aos "bicicleteiros" de primeira viagem que participarão do Passeio Ciclístico

A três dias da segunda edição do Passeio da Primavera Tempo de Plantar, confira as dicas do triatleta João Carlos de Almeida aos iniciantes no evento de domingo, no Eixão Sul

postado em 18/09/2014 11:20 / atualizado em 18/09/2014 11:43

Da redação do Super Esportes DF /Correio Braziliense

Alertar sobre a utilização excessiva de carros e estimular o uso de bicicleta. Essa é a intenção do 2º Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar. Promovido pelo Correio, o evento é um convite a quem deseja tirar a bike da garagem e dar início às pedaladas, domingo, no Eixão, a partir das 8h30.

Minervino Júnior/CB/D.A Press


No clima do passeio, o educador físico e triatleta João Carlos de Almeida dá conselhos aos iniciantes, ressalta as vantagens da atividade, mas também alerta para os cuidados no passeio. “O equipamento mínimo de segurança em primeiro lugar. São itens como capacete, luvas e tênis”, avisa João Carlos.

Para o treinador, nem mesmo as “idas à padaria” dispensam o uso de proteção. Uma simples queda sem os dispositivos de segurança corre o risco de se transformar em um problema grave. “Pancadas leves na cabeça podem se tornar sérias”, adverte o triatleta.

João Carlos de Almeida destaca as vantagens que Brasília oferece a quem ama pedalar. Lugares como o Autódromo Nelson Piquet, aberto aos ciclistas de terça as sextas pela manhã, e o Parque da Cidade são favoráveis devido à ausência de carros. “São bons locais para quem quer ter confiança para andar nas ruas”, explica o treinador. Ele lamenta o desrespeito aos ciclistas entre os automóveis, mas, em contrapartida, ressalta o dever de quem pedala em sempre sinalizar a intenção para evitar acidentes.

Xô, sedentarismo

Para quem não pratica atividade física de forma regular, andar de bicicleta é uma ótima opção para abandonar o sedentarismo. Segundo João Carlos de Almeida, a prática evita danos em articulações como joelho e tornozelo devido ao baixo impacto. “Pessoas inativas podem pedalar três vezes por semana, durante uma hora e meia. É um bom ritmo para iniciar”, aconselha.

Consciente dos benefícios à saúde e à mente de quem pedala, o advogado Fellipe Carneiro, 25 anos, aguarda ansioso pelo passeio ciclístico. Incentivado pela namorada, Ludmilla Assis, ele lembra que, há cinco meses, era sedentário. “O máximo de exercício que eu fazia era com o Kinect”, conta o advogado, referindo-se ao videogame, que dispensa controles e estimula a movimentação de braços e pernas.

Bastou uma passada de carro pelo Eixão Norte para despertar em Fellipe a vontade de mudar os hábitos. “Vi pessoas com skate, patins ou caminhando. Comprei uma bicicleta”, lembra. “Hoje, estou mais calmo, resistente e disposto”, diz o advogado.

Programe-se

2º Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar


Quando: domingo, a partir das 8h30; largada às 9h e término do passeio por volta das 12h
Concentração: Eixão, 102 Sul (próximo ao Centro São Francisco e estação do metrô da 102 Sul)
Trajeto: vai até a 116 Sul e retorna para a 102 Sul
Participação: livre