Mais Esportes

POLÍTICA ESPORTIVA

Em clima ameno, deputados evitam temas polêmicos em audiência com ministro do Esporte

Jogos Olímpicos e balanço da Copa do Mundo ficam em segundo plano durante encontro. Entre trocas de gentilezas, teve até 'parabéns' para Eurico Miranda

postado em 19/11/2014 19:34 / atualizado em 19/11/2014 19:44

Amanda Martimon

A oportunidade dos deputados federais de cobrar do Ministério do Esporte informações sobre prazos das obras dos Jogos do Rio e a prestação do balanço da Copa do Mundo, nesta quarta-feira (19/11), saiu de cena para uma tarde de parabenizações, no plenário 4, da Câmara dos Deputados.
Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

Entre felicitações do ministro aos parlamentares reeleitos, sobrou gentileza até para a volta de Eurico Miranda à presidência do Vasco. “Soube que o seu candidato venceu, parabéns, Romário”, disse ao futuro senador.

Assim, o debate ficou em segundo plano. Mesmo Romário, um dos maiores críticos da organização do Mundial, se conteve em alfinetadas a terceiros, como a Fifa e a CBF. O futuro senador saiu uma hora antes do fim da audiência, mas evitou temas polêmicos com a pasta de Esporte.

Novamente, o ministro Aldo Rebelo saiu em defesa dos estados sem tradição no esporte que sediaram a Copa do Mundo. “Claro que teve críticas em fazer estádio em Cuiabá. Eu falei que o estado de Mato Grosso não fazia como os ditos estados ricos que gastam fora do país. Ele gera 60% do superávit primário e, por isso, pode sim organizar quatro jogos da Copa”, argumentou à favor da Arena Pantanal -- que custou mais de R$ 640 milhões.

Após a declaração, nenhum dos deputados questionou os preços dos estádios. Em resposta à observação do ministro de que “o estádio já recebeu vários times importantes, só falta o mais importante deles”, os parlamentares apenas lembraram a paixão do ministro pelo Palmeiras, que estreia seu novo estádio, o Allianz Parque, hoje, contra o Sport.

Renegociação das dívidas
Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, projeto que renegocia a dívida dos clubes, Aldo Rebelo afirmou que o Ministério do Esporte ainda está fechando os “detalhes finais da proposta” com a Casa Civil e a Fazenda. Sem acordo na Câmara e com interferências da presidente Dilma, que recebeu representantes dos clubes e dos jogadores, não houve consenso entre os parlamentares e o tema segue sendo debatido em reuniões fora do Congresso. O mais provável é que a proposta só seja votada em 2015.