Mais Esportes

35ª edição do Torneio Arimatéia segue até 4 de janeiro em Taguatinga

O campeonato teve início neste domingo no Taguaparque

postado em 14/12/2014 19:38 / atualizado em 14/12/2014 19:56

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Gustavo Moreno/CB/D.A Press

Sempre ao telefone, José de Arimatéia não ficava quieto em sua confortável cadeira, revestida de couro preto. A todo momento, ele se levantava e se sentava diante da mesa de plástico que completava o escritório improvisado no Taguaparque, sobre a brita. Faltavam duas semanas para a abertura da competição de futsal que leva o nome de José há 35 anos, e os preparativos justificavam a agitação do homem por trás de um dos mais tradicionais eventos esportivos do Distrito Federal. Depois de muito trabalho nos bastidores e de horas incalculáveis ao celular, começou neste domingo (14/12), às 10h, a 35ª edição do Torneio Arimatéia, e segue até 4 de janeiro.

A arena montada no Taguaparque impõe respeito. Uma enorme arquibancada de ferro circunda a quadra de cimento, pintada especialmente para o torneio. Protegidos do sol, os assentos ficam sobre o curto túnel que leva ao improvisado vestiário. Por ali, passarão grandes nomes do futsal brasileiro — assim como amadores. Esse é um dos atrativos do Arimatéia. “É legal essa interação, um jogador amador pode jogar contra um profissional da Seleção Brasileira”, defende o organizador.

Os tradicionais Cresspom e Taguatinga voltarão ao parque. Esse último, atual campeão, não quer brincar. E, para isso, foi atrás dos melhores. “Para este ano, fechamos com o Rafa (Corinthians) e com o Munin (Concórdia)”, enumera Antônio Sabino, o Toninho, presidente da Associação Atlética Taguatinga. O corintiano, no entanto, só chegará no dia 26 porque será padrinho de um casamento. Em compensação, a equipe ganhou o reforço de Neto, campeão mundial com a Seleção Brasileira.

No ano passado, o torneio foi apoiado e patrocinado por diversas empresas. Ao organizar a nova edição, porém, Arimatéia viu a receita encolher em aproximadamente R$ 150 mil. Por isso, não saía do telefone quando recebeu a reportagem em seu escritório improvisado. Recebia e fazia ligações a todo momento, tratando a todos como velhos conhecidos. Em uma andança por uma feira, foi abordado por um homem que queria vender seus produtos no evento. Ali mesmo, fechou negócio. “Aqui, somos eu e Deus”, observou, enquanto percorria a quadra de futsal.

Arimatéia agarra-se à fé. Há diversas fotos do organizador com imagens de Nossa Senhora Aparecida. No site do torneio, há uma aba apenas sobre a santa, com a história da padroeira do evento. Mesmo após uma negociação com algum prestador de serviço, ainda na mesa de plástico sobre a brita, Arimatéia não deixava a religiosidade de lado. “Fica com Deus”, desejou ao pintor da quadra. “Depois, acertamos.”

Berço do salão
O curioso é que Arimatéia nunca jogou futsal. Quando pequeno, o agora aposentado tentou o futebol de campo, mas se cansou de entregar a partida para os adversários. Apaixonou-se pelo salão, como define. Criado em Taguatinga, começou na cidade a organizar torneios e não quis mais parar.

Administrações regionais já tentaram levar o tradicional torneio para outros bairros e cidades — a Esplanada dos Ministérios também foi posta à disposição. Mas não adianta. “Taguatinga é meu lugar, foi onde cresci, onde estudei”, afasta Arimatéia.

Programe-se

Abertura do 35º Torneio Arimatéia
Local: Taguaparque
Horário: a partir das 10h
Entrada: gratuita