Mais Esportes

ESPORTE CANDANGO

Em má fase, Brasília Vôlei e UniCeub/BRB jogam para melhorar classificação

Equipes ocupam o penúltimo lugar na zona de classificação para os play-offs

postado em 27/02/2015 10:58

Maíra Nunes

Daniel Ferreira/CB/D.A Press

Os dois times que representam o Distrito Federal nas principais ligas de basquete e de vôlei do país jogam hoje, já na reta final dos torneios, em clima de agonia. Ambos ocupam a penúltima posição a garantir vaga nos play-offs. Com um diferencial: enquanto o Brasília Vôlei assume o sétimo lugar da Superliga Feminina no segundo ano de existência da equipe, o UniCeuB/BRB tem a 11ª colocação como vergonhosa. Afinal, poderá ser a primeira vez que o tricampeão do NBB (Novo Basquete Brasil) não passa direto para as quartas de final.

O time do ala-pivô da Seleção Brasileira Guilherme Giovannoni não conseguiu manter o embalo dos anos de ouro da equipe brasiliense — quando foi campeã três vezes seguidas do NBB, entre 2009 e 2012. Nas duas últimas temporadas, os candangos se viram eliminados de forma precoce pelo São José, que se tornou algoz do UniCeuB/BRB nas quartas de final.

Com a obrigação de quebrar a sequência de duas derrotas seguidas, o UniCeub/BRB enfrenta hoje, às 20h, o Rio Claro, fora de casa, em partida sem transmissão de tevê. O time do Distrito federal tem trunfos como o ala/armador Kyle LaMonte — dono da segunda mais alta média de pontos por partida do campeonato, 19 — e as atuações inspiradas de Giovannoni, mas nenhum deles tem evitado as decepções em quadras. Os últimos carrascos da equipe da capital foram os paulistas Mogi das Cruzes e Limeira.

O problema dos candangos agrava-se com a proximidade do fim do campeonato. Contando com o jogo de hoje, restam apenas seis rodadas. Os comandados de José Carlos Vidal têm 41% de aproveitamento, somando apenas três vitórias a mais do que o Macaé, primeiro time fora do G-12 — grupo que dá acesso à segunda fase do torneio. O adversário desta noite, no entanto, está ainda pior. O Rio Claro ocupa a 15º posição da tabela, mas vai embalado por vitória sobre o Basquete Cearense.

Arrancada

Com seis derrotas consecutivas na Superliga, o Brasília Vôlei aposta em vitórias contundentes para obter 100% de aproveitamento nas cinco partidas restantes da primeira fase. “Nós pegamos os cinco primeiros colocados e, mesmo perdendo, fizemos jogos duros contra eles. Agora, começa uma sequência de adversários que dá para ganhar. Estsa é a hora de vencer por três pontos (fazendo 3 sets a 0 ou 3 sets a 1)”, comenta o técnico, Sérgio Negrão.

O primeiro passo, então, deverá ser dado hoje, às 19h30, contra o São José dos Campos, em jogo fora de casa e sem transmissão de tevê. No primeiro turno, as brasilienses ganharam por 3 sets a 0. Apesar dos numerosos reveses, a equipe vem evoluindo. No último duelo, contra o Rio de Janeiro, a torcida incendiou o Ginásio do Sesi Taguatinga, empolgada pelo embate de alto nível das jogadoras diante do líder da competição, e não saiu tão decepcionada com a derrota por 3 sets a 1.

Quantos passam?

No vôlei, os oito melhores colocados ao fim da primeira fase se classificam para a etapa de mata-mata da Superliga. No basquete, os quatro primeiros passam direto para as quartas de final. Os oito times seguintes na tabela do NBB disputam as oitavas.