Mais Esportes

NATAÇÃO

Com título de Etiene, ouros do Brasil no Mundial são todos do Nordeste

Etiene Medeiros e Ana Marcela Cunha são as únicas entre os medalhistas brasileiros de fora do Sudeste

postado em 27/07/2017 16:40 / atualizado em 28/07/2017 11:55

CHRISTOPHE SIMON/AFP

Até o 14º dia do Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, na Hungria, o Brasil soma oito medalhistas na competição. O mais recente foi o ouro da pernambucana Etiene Meireles, 26 anos, nos 50 metros costas, com o tempo de 27s14, ao chegar um centésimo na frente da Yuanhui Fu, que fez 25s15. Das sete medalhas conquistadas pelo país, as duas douradas foram mulheres quem ganharam: o outro título foi de Ana Marcela Cunha, nos 25k metros da maratona aquática. Dentre os medalhistas, elas ainda são as únicas que não nasceram no Sudeste.

As duas nadadoras responsáveis por ecoar o hino nacional brasileiro em Budapeste são do Nordeste, sendo uma de Salvador e a outra de Recife. Entre os demais medalhistas, todos foram vice-campeões, sendo a maioria do estado de São Paulo. Da equipe que levou a prata no revezamento 4 x 100 metros livre, apenas Bruno Fratus "foge à regra", pois é de Macaé, Rio de Janeiro. Cesar Cielo é de Santa Bárbara d'Oeste e Marcelo Chierighini é de Itu, ambas cidades do interior paulista. Já o mais jovem do quarteto, Gabriel Santos, 21 anos, é de Guarulhos-SP.

Por sua vez, o veterano da turma de brasileiros medalhistas nasceu em Ribeirão Preto: Nicholas Santos foi o segundo mais rápido dos 50 metros borboleta, aos 37 anos. Ele tornou-se o atleta mais velho a ganhar uma medalha no torneio internacional.

Para fechar a lista, o dono da prata nos 50 metros peito com o tempo de 26s52 também é do Sudeste. João Gomes Júnior, porém, é oriundo de outro estado. Nascido em Vitória, ele é o único representante do Espírito Santo a subir no pódio do Mundial de Budapeste restando três dias para o fim da competição.

De onde são os medalhistas brasileiros no Mundial

Ana Marcela Cunha
Salvador (BA) — Nordeste
1 ouro e 2 bronzes na maratona aquática
 
Etiene Medeiros
Recife (PE) — Nordeste
1 ouro nos 50m costas

Gabriel Santos
Guarulhos (SP) — Sudeste
1 prata no revezamento 4x100m livre

Marcelo Chierighini
Itu (SP) — Sudeste
1 prata no revezamento 4x100m livre

Bruno Fratus
Macaé (RJ) — Sudeste
1 prata no revezamento 4x100m livre

Cesar Cielo
Santa Bárbara d’Oeste (SP) — Sudeste
1 prata no revezamento 4x100m livre

Nicholas Santos
Ribeirão Preto (SP) — Sudeste
1 prata nos 50m borboleta

João Gomes Júnior
Vitória (ES) — Sudeste
1 prata nos 50m peito