Mais Esportes

ESPORTE PARALÍMPICO

Mundiais paralímpicos são adiados após terremoto no México

Campeonatos de halterofilismo e natação, que começariam em 30 de setembro, ainda não têm data

postado em 20/09/2017 12:44 / atualizado em 20/09/2017 12:46

Alfredo Estrella/AFP

Os Campeonatos Mundiais de Halterofilismo e Natação, que estavam previstos para começar em 30 de setembro, na Cidade do México, foram adiados por causa do terremoto de 7,1 graus na escala Richter que sacudiu a capital mexicana nesta terça-feira (19/9) e provocou centenas de mortes. Ainda não há uma nova data prevista para a realização dos eventos.

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) anunciou a decisão no dia seguinte ao tremor, após avaliar as condições em conjunto com o Comitê Organizador Local (LOC) e o governo da Cidade do México. Esta é a primeira grande competição internacional da história a ser adiada pelo IPC.

O terremoto com epicentro no estado mexicano de Morelos foi sentido fortemente na Cidade do México. Segundo informações do IPC, as duas instalações onde ocorreriam as disputas dos Mundiais — Piscina Olímpica Francisco Márquez e o Ginásio Olímpico Juan de la Barrera — aparentemente sofreram apenas prejuízos pequenos. Contudo, uma avaliação estrutural detalhada ainda será conduzida. 

Além disso, o tremor provocou numerosos danos em vários edifícios da capital mexicana e cortes no fornecimento de energia e no serviço de telefonia. Hotéis previstos para acomodar as delegações esportivas para os Mundiais também sofreram estragos grandes.

Delegações esportivas a salvo

CPB/Divulgação

A Cidade do México previa receber cerca de 1.400 atletas, oficiais e estafes para os Mundiais de Halterofilismo e Natação, de 30 de setembro a 6 de outubro. As poucas delegações que já haviam chegado à capital mexicana estão a salvo após o terremoto, de acordo com o Comitê Paralímpico Internacional. 

A delegação brasileira de natação paralímpica, com 18 atletas, estava com a viagem marcada para o mesmo dia em que o sismo abalou o México. Ela chegaria dias antes da competição para um período de aclimatação, mas acabou não embarcando por causa do terremoto.