Mais Esportes

ESPORTE PARALÍMPICO

Atleta paralímpico e ex-BBB Fernando Fernandes lança biografia em Brasília

O atleta conheceu a paracanoagem no Hospital Sarah Kubitschek, onde fez a reabilitação e morou por seis meses

postado em 17/10/2017 16:33 / atualizado em 18/10/2017 11:38

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
Após morar por seis meses em Brasília na fase de reabilitação depois do acidente de carro que o deixou paraplégico, o atleta paralímpico Fernando Fernandes retorna à capital para o lançamento de sua biografia “Inquebrável” nesta terça-feira (17/10). O ex-participante do Big Brother Brasil conta no livro sua trajetória desde a participação no programa, o acidente e a carreira no esporte, que rendeu títulos importantes, como o de tetracampeão mundial de paracanoagem. 

Escrito com a ajuda do jornalista e amigo de infância Pablo Miyazawa, o livro contém trechos dos diários escritos pelo ex-BBB, em 2009, ano do acidente. Vinte e cinco dias após ficar paraplégico, Fernando decidiu escrever como terapia. “O caderno e a caneta eram uma forma de colocar para fora tudo que estava sentindo naquele momento. Colocava todas as minhas alegrias, tristezas e dores no papel”, conta o atleta, que não tinha intenção de divulgar os textos. Anos depois, Pablo o incentivou a publicar a história.

De acordo com Fernando, a intenção da publicação é transmitir uma mensagem positiva. “Tive alguns livros importantes na minha recuperação. No meu, exponho que, por meio de uma ferramenta, no meu caso o esporte, eu criei novos caminhos para minha vida. Cada um pode ter uma ferramenta diferente”, ressalta. O atleta conheceu a canoagem em Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek, onde fez a reabilitação após o acidente. Dois meses após a lesão, ele veio morar por seis meses em Brasília. 

A capital traz boas lembranças ao canoísta. “Brasília, para mim, foi onde eu renasci. As pessoas mais importantes na minha reabilitação estão aqui”, frisa. A atleta Diana Nishimura é uma delas. Ela é responsável por disseminar a prática da canoagem no DF. Com a atleta, Fernando aprendeu as primeiras remadas.
 
Antes de se tornar paraplégico, Fernando já era envolvido com esportes. Ele lutou boxe amador e chegou a jogar nas categorias de base no futebol. A canoagem trouxe a liberdade que ele havia perdido com o uso da cadeira de rodas. “Quando sentei no caiaque, vi que ele me colocava de igual pra igual para as pessoas sem deficiência”, afirma. 

Títulos e novos caminhos  

Em 2010, um ano após o acidente, Fernando conquistou sua primeira medalha em um Mundial de paracanoagem. A primeira conquista masculina do país em um Mundial da modalidade. O ouro significou uma redescoberta. “A medalha foi como me reencontrar na vida. A partir daquele momento, eu era um canoísta com um selo de qualidade", lembra. Após o primeiro título, Fernando subiu no lugar mais alto do pódio da competição mais três vezes e se tornou tetracampeão mundial. 

Ele também é tricampeão sul-americano e pentacampeão brasileiro. Atualmente, aos 36 anos, os planos são outros. Após ficar de fora dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Fernando se diz aposentado do alto rendimento do esporte paralímpico. Ele não se classificou para a competição e critica os métodos de divisão das categorias dos atletas. “Essa classificação funcional, na qual você direciona o atleta para determinada categoria, é muito amadora”, critica. Para ele, isso pode ser uma brecha para pessoas levarem vantagem. Atualmente, o foco são os quadros e programas de TV que apresenta.   

Programe-se 

Lançamento e noite de autógrafos da biografia “Inquebrável” de Fernando Fernandes 
Data: terça-feira (17/10)
Local: Jamm Burgers – 413 Sul, bloco C
Horário: 19h30