Vôlei

SUPERLIGA FEMININA

Impecável, Brasília arrasa Praia Clube e força terceiro jogo nas quartas

Vitória sobre o time mineiro foi liderada pela ponteira Amanda

postado em 21/03/2017 21:00 / atualizado em 22/03/2017 15:45

Carlos Vieira/CB/D.A Press
 

Antes do início do jogo da noite desta terça-feira (21/3), o clima era tenso no ginásio do Sesi, em Taguatinga. O anúncio do nome das jogadoras pelo sistema de som não empolgava os mais de mil torcedores. Além do Praia Clube, o Brasília Vôlei lutava contra o retrospecto de nunca ter vencido uma partida de quartas de final pela Superliga Feminina. Ao fim do jogo, o cenário mudou: a vitória por 3 sets a 0, primeira em cima das mineiras em casa, levantou a torcida, derrubou o indigesto tabu e deu sobrevida ao time de Anderson Rodrigues na competição.

Mesmo com atuação nervosa da capitã Paula Pequeno, bloqueada nas duas primeiras tentativas de ponto, o Brasília, impulsionado pelos ataques e bloqueios de Amanda, Andréia e Vivian, venceu um disputado primeiro set. Quando as mineiras comandavam o placar por 21 x 20, a própria Paula e a central Vivian fizeram bloqueios importantes para garantir a virada das brasilienses e a vitória na primeira parte do confronto. Um ataque para fora da americana Alix assegurou o triunfo por 26 x 24, para delírio da torcida, que, a esta altura, fazia muito barulho.

No segundo set, uma atuação de gala do Brasília Vôlei. O entrosamento afiado da levantadora Macris e da central Vivian foram ponto forte da equipe. Paula Pequeno roubou a cena. Marcou três dos quatro primeiros pontos do time e usou todo o seu repertório e o Brasília novamente saiu com a vitória: 25 x 18.


Sem a central Fabiana, diagnosticada com fascite plantar no pé esquerdo e ausente nas duas primeiras partidas das quartas de final, o Praia Clube dependia muito de Ramirez e Alix, que não tiveram uma boa atuação. Com atuações impecáveis de Vivian e Amanda, eleita a craque do jogo, as brasilienses continuaram mandando na partida e fecharam o jogo em 3 sets a 0 após um 25 x 19.

É a primeira vitória candanga em cima das mineiras na capital. Também foi a primeira vitória da história do clube em uma partida de quartas de final, após sete derrotas nos últimos quatro anos. Brasília empatou a série melhor de três em 1 x 1 e disputa vaga à semifinal no próximo sábado, em Uberlândia, com horário ainda indefinido.

Atuações opostas

As jogadoras brasilienses deixaram a modéstia de lado para comentar a vitória de ontem. Para a ponteira Amanda, melhor jogadora da partida, a atuação foi a melhor da equipe em toda a temporada. “É nas partidas de mata-mata que você coloca tudo que você fez durante o torneio. Todo mundo se doou”, disse.

Para Amanda, o revés em Uberlândia no primeiro jogo foi combustível para a vitória na segunda partida. “Ninguém tem noção de como foi ruim trazer aquela derrota para casa, foi doída demais, um gosto amargo, não merecíamos”, analisou.

O técnico Anderson Rodrigues acredita que a atitude das suas atletas foi determinante para o resultado positivo. “A gente brigou por cada bola, se jogou no chão, entramos mais ligados”, comentou.

Pelo lado do Praia, o discurso foi oposto. A central Walewska não poupou o time das críticas e classificou a atuação das mineiras como a “pior da temporada”.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima