Bahia

CAMPEONATO BRASILEIRO

Botafogo leva virada para o Bahia e perde três por expulsões no Maracanã

Derrota fez o alvinegro voltar para a zona da degola, enquanto o tricolor respira

postado em 18/09/2014 00:07

Gazeta Press

Botafogo FR/Reprodução

Em partida tumultuada, o Bahia derrotou o Botafogo por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Maracanã. O Alvinegro de General Severiano atuou com nove jogadores, a partir dos 15 minutos do segundo tempo, em função das expulsões de Ramirez e Emerson Sheik. O time carioca vencia por 2 a 1, mas com a vantagem numérica, o Bahia criou condições para reverter o resultado.

A derrota fez o Botafogo cair para a 17ª posição, com 22 pontos ganhos, enquanto o Bahia saiu da zona do rebaixamento e agora ocupa a 16ª colocação, com 23 pontos ganhos.

O atacante Emerson Sheik foi o herói e vilão. Ele marcou os dois gols do Botafogo, mas começou a ficar nervoso ao receber o primeiro cartão amarelo e ,logo depois, recebeu o vermelho. Ao sair, ele fez questão de acusar a CBF pela situação e disse que a entidade é uma vergonha.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Criciúma, enquanto o Bahia terá o Vitória pela frente.

O jogo - Armado com três atacantes, o Botafogo partiu para cima do Bahia em busca da marcação do primeiro gol. Só que o primeiro momento de perigo foi criado pelo Bahia, aos dois minutos. Rafinha invadiu pela direita e cruzou para Kieza na pequena área,mas a zaga alvinegra conseguiu bloquear o chute.

O Botafogo tentou reagir,sempre através do atacante Rogério que caía pelas extremas e levava vantagem sobre os laterais baianos. Aos 12 minutos, Zeballos fez ótima jogada individual, se livrando de vários marcadores,mas foi desarmado na hora em tentou o chute.

Aos 16 minutos, após cruzamento na área, Rogério se chocou com o goleiro Marcelo Lomba. O árbitro marcou falta,mas o goleiro se irritou e empurrou o atacante alvinegro. Pela atitude, Lomba recebeu cartão amarelo. No minuto seguinte, Emerson Sheik deu uma caneta em Emanuel Biancucchi e bateu para boa defesa de Marcelo Lomba.

O Alvinegro carioca mostrava mais disposição ofensiva e pressionava em busca do primeiro gol. Aos 30 minutos, o Botafogo abriu o marcador. Ramirez recebeu na esquerda e cruzou para a entrada de Emerson Sheik que mergulhou e, de cabeça, colocou a bola nas redes. A resposta do Bahia só demorou um minuto. Após cruzamento na área, Kieza cabeceou e Dankler,ao tentar desviar para escanteio, colocou a bola nas redes de Jéfferson.

Os dois times passaram a atacar com mais entusiasmo em busca do desempate. O Botafogo voltou a ter grande chance,aos 35 minutos, quando Zeballos cabeceou com muito perigo.

O time de General Severiano desempatou,aos 42 minutos, em cobrança de pênalti , executada por Emerson Sheik. O lance começou com boa jogada de Zeballos que se livrou da marcação e chutou. O goleiro Marcelo Lomba desviou e a bola bateu na mão de Railan. Os protestos dos jogadores baianos de nada adiantaram e Sheik bateu no canto direito,para marcar o seu segundo gol na partida.

O Bahia voltou modificado para o segundo tempo e muito mais agressivo.Aos quatro minutos, Maxi Biancucchi fez ótima jogada e chutou com perigo para o gol de Jéfferson. O time visitante seguiu pressionando e , no minuto seguinte, foi a vez de Rafinha penetrar e chutar cruzado,mas Jéfferson evitou o gol de empate, com grande defesa.

Aos 11 minutos, o meia Ramirez disputou a bola com Uelliton, deu uma cotovelada no jogador baiano e recebeu cartão vermelho. Logo depois, o atacante Emerson Sheik também entrou duro sobre o mesmo Uelliton, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Botafogo com apenas nove jogadores.

Ao deixar o campo, Sheik foi até uma câmera do Sportv e desabafou: "CBF, você é uma vergonha! Vergonha! Ele já havia protestado contra a entidade quando recebeu o primeiro cartão. Com dois jogadores a menos, o Alvinegro quase marcou o terceiro gol, aos 15 minutos, em chute de Rogério, muito bem defendido por Marcelo Lomba.

Para tentar se aproveitar da vantagem numérica, o técnico Gilson Kleina trocou o volante Rafael Miranda pelo meia Branquinho. Aos 26 minutos, Maxi Bianchucci fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a entrada de Railan que cabeceou para fora.

Aos 28 minutos, o Bahia chegou ao empate. Maxi Biancucchi tabelou com Guilherme Santos e bateu sem chances para o goleiro Jéfferson. Aos 31 minutos, o goleiro alvinegro evitou o terceiro gol, ao fazer grande defesa em nova conclusão de Maxi Biancucchi.

O Botafogo tentava compensar a inferioridade numérica com muito empenho. Apenas Wallyson e Mamute atuavam mais à frente, tentando surpreender a defesa baiana em jogadas de velocidade. O Tricolor baiano trocava passes na entrada da área botafoguense, tentando provocar espaços na defesa alvinegra. Os baianos chegaram a colocar a bola nas redes,mas a arbitragem anulou a jogada, alegando impedimento.

Aos 45 minutos, o Bahia marcou o gol da vitória. Depois de boa troca de passes, Branquinho recebeu,dentro da área, e bateu rasteiro para anotar o terceiro gol, sem qualquer chance de defesa para o goleiro Jéfferson. O lateral Júlio César ainda foi expulso, por reclamação, após o final da partida.