Flamengo

FLAMENGO

"Rei do passe", Márcio Araújo vai mal quando ousa nos lançamentos

Volante é elogiado por Zé Ricardo por não tentar "jogo rebuscado"

postado em 23/03/2017 18:53 / atualizado em 23/03/2017 19:39

Gilvan de Souza/Flamengo

Um dos destaques da vitória do Flamengo sobre o Bangu, na noite desta quarta-feira (22/3), pelo Campeonato Carioca, Márcio Araújo foi bastante elogiado pelo técnico Zé Ricardo. O volante acertou 90 passes no jogo e saiu aplaudido pela torcida rubro-negra no Estádio Raulino de Oliveira. Mas, afinal, como Márcio Araújo distribui seus passes?

O Correio fez um levantamento a respeito da eficácia dos passes, lançamentos e viradas de jogo do camisa 8 do Flamengo. Os dados apontam que Márcio Araújo quase não tenta lançar a bola para os companheiros e raramente inverte as jogadas. 

Após a partida contra o Bangu, o jogador disse, em entrevista ao Globoesporte.com, que está “ousando um pouco mais”. No entanto, a afirmação, quando se trata das viradas de jogo e lançamentos, está sujeita a contestação.

Até agora, considerando apenas jogos de Copa Libertadores da América e Campeonato Carioca, Márcio Araújo lançou apenas cinco bolas e errou três. O aproveitamento nas inversões de jogo também é baixo: foram onze investidas, com nove erros.

Na entrevista coletiva depois do triunfo contra o Bangu de Loco Abreu, o técnico Zé Ricardo elogiou o volante de forma mais alinhada com o que os números mostram. “Ele não tenta jogar de forma rebuscada, tem um sentido tático muito importante. É um atleta que ficamos muito feliz de estar ao lado. Fez um partida de nível muito bom”, analisou o treinador. Zé Ricardo, porém, deixou claro que Rômulo foi poupado da partida, o que indica que o camisa 27 seguirá como titular da posição - já deve reassumir a vaga no domingo, contra o Vasco, no clássico do Mané Garrincha.

Márcio Araújo ou Rômulo?

Contratado no início da temporada, Rômulo é o jogador que disputa posição diretamente com Márcio Araújo, seguidamente alvo de críticas por parte da torcida flamenguista. Os números do reforço, porém, são parecidos com o do camisa 8, que está na quarta temporada defendendo o Flamengo.

No aproveitamento de passes, Rômulo está um pouco abaixo de Márcio Araújo. O ex-atleta do Vasco tem 92% de aproveitamento no fundamento. Porém, o titular entrou em campo em nove partidas, três a mais que o concorrente, sendo que acertou 354 das 385 investidas.

Tratando-se de lançamentos, Rômulo arrisca bem mais que o companheiro. O jogador já fez 20 passes longos em 2017, com êxito em sete oportunidades. Já nas viradas de jogo, Rômulo não tem motivos para comemorar, pois errou todas as cinco ocasiões que buscou esse tipo de jogada.