Flamengo

MERCADO

Os números de Geuvânio, reforço do Flamengo, no futebol chinês

Em 2016, atacante fez 10 gols jogando pela segunda divisão

postado em 21/06/2017 12:32 / atualizado em 21/06/2017 12:33

Reprodução/Internet
Após muita espera, o Flamengo anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (21/6), a contratação do atacante Geuvânio, com passagem pelo Santos e que estava no Tianjin Quanjian, da China. O rubro-negro carioca acertou com o jogador de 25 anos por empréstimo de 18 meses. Na única temporada em que atuou inteira no futebol chinês, o atleta participou de 22 gols em 35 jogos.

O atacante, revelado na Penapolense, costuma jogar pelos lados do campo e, apesar de ser canhoto, tem preferência pelo lado direito, por onde também joga o recém-chegado Éverton Ribeiro. Foi por essa faixa do campo que Geuvânio marcou a maioria dos gols na carreira.

Na China, ele balançou as redes em 10 oportunidas na temporada 2016, que garantiu o acesso do Tianjin Quanjian à primeira divisão nacional, quando atauava ao lado de Jadson, que está no Corinthians, e de Luis Fabiano, do Vasco, um dos grandes rivais da nova equipe do atacante. A média de gols do atacante, na China, foi 0,29 gol por partida; na carreira, o número é um pouco menor: 0.22. Os números são do site de estatísticas Futdados.

Geuvânio também se destacou na China com as assistências que distribuiu para os companheiros. No ano passado, foram 12 passes para gol, número que só foi menor do que o da temporada 2014, quando distribuiu 17 assistências para os companheiros do Santos.

Em 2017, o jogador atuou em apenas cinco jogos do Tianjin Quanjian e não participou de nenhum gol nos três empates e duas derrotas do seu ex-time no Campeonato Chinês. 

Fora da Copa do Brasil por conta do prazo para inscrição de atletas, Geuvânio defenderá o Flamengo na Copa Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro. Na maior competição nacional do país, ele soma 63 jogos, com 10 gols marcados e nove passes decisivos, todos pelo Santos.