Futebol Internacional

CAMPEONATO FRANCÊS

Números comprovam: Cavani não passa a bola para Neymar no PSG

Dupla atuou junta cinco vezes pelo Campeonato Francês. Uruguaio ignorou o brasileiro em dois jogos

postado em 19/09/2017 14:45 / atualizado em 19/09/2017 15:02

Franck Fife/AFP
A crise no Paris Saint-Germain envolvendo a relação de Neymar e Cavani se reflete nos números de passes trocados entre os atacantes nas cinco partidas que a dupla entrou em campo no Campeonato Francês. Em duas oportunidades, por exemplo, brasileiro e uruguario trocaram apenas um passe. Os dados foram compilados pelo @11tegen11, perfil no Twitter especialista em análise e scouts do futebol, a pedido do Correio.

A tensão entre as estrelas ficou evidenciada na vitória do PSG sobre o Lyon, no domingo (17/9), na partida contra o Lyon. Primeiro, Daniel Alves tirou a bola da mão de Cavani e deu para Neymar cobrar uma falta, que levou perigo para o goleiro adversário. Na sequência, Cavani não deixou o brasileiro bater um pênalti quando a partida já estava 2 x 0 para o time da capital francesa. O uruguaio, batedor oficial da equipe, acabou desperdiçando a cobrança.
 
Na estreia do brasileiro, quando o PSG enfrentou o Guingamp, os atacantes sul-americanos trocaram 11 passes, o recorde da dupla até o momento. Neymar procurou Cavani oito vezes, enquanto o uruguaio deu três toques na direção do ex-jogador do Barcelona. O time acabou goleando o adversário por 3 x 0, com um gol de cada.

Contra o Toulouse, na goleada por 6 x 2, a dupla marcou três vezes: duas vezes Neymar e uma Cavani. Porém, os dois jogadores que formaram o ataque parisiense só trocaram quatro passes entre eles. Mais uma vez, foi o brasileiro que procurou mais o companheiro. Foram três toques do camisa 10 para o centroavante e apenas um em sentido contrário.

Em outra goleada, dessa vez diante do Saint-Étienne, o ex-santista não fez gol, mas participou dos três do PSG, que venceu o adversário por 3 x 0, com dois tentos anotados por Cavani. Um deles, de pênalti, quando o camisa 9 recebeu um passe magistral de Neymar e sofreu a penalidade. Esse foi o único passe entre os dois atacantes em todos os 90 minutos de jogo. O brasileiro, inclusive, pediu para cobrar o pênalti, mas o uruguaio foi firme na decisão e balançou as redes.

Na vitória fácil sobre o Metz, por 5 x 1, Neymar distribuiu dois passes para Cavani, enquanto o centroavante procurou o brasileiro em três oportunidades. Foi a única vez no Campeonato Francês em que o uruguaio tocou mais bolas para o camisa 10 do que ao contrário.

O jogo contra o Lyon, vencido pelos parisienses, deixou claro o conflito de ego entre os atacantes sul-americanos, Cavani voltou a não tocar nenhuma bola sequer para o brasileiro, enquanto Neymar procurou o companheiro de ataque apenas uma vez. 

De acordo com o jornal Sport, de Barcelona, Neymar teria exigido que o PSG negocie o centroavante. As desafensas entre os dois quase chegou à agressão física, segundo o periódico francês L'Equipe, que afirmou que os sul-americanos só não brigaram no vestiário após a vitória sobre o Lyon porque Thiago Silva, capitão do time, os separou. Em entrevista à rádio francesa RMC Sport nesta terça-feira (19/9), o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, alegou que não há qualquer problema entre os dois. "Não há nada. Vocês da imprensa é que causam esses problemas", disse.
  
*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira