Celular Outroo tituloo

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (1) Comentários
  • Votação:

Futebol feminino no país amarga maus resultados e péssima fase

Após um período de empolgação, com o Pan de 2007 e os cinco títulos de Marta como melhor do mundo, modalidade no país amarga o esquecimento, que culmina em prisão de atleta que atuou pela Seleção. Coordenadora do Ministério do Esporte diz que o governo abraçou a causa e promete mudanças

Ana Cláudia Felizola - Correio Braziliense

Publicação:

09/02/2012 08:30

Thomas Peter/Reuters
A zagueira Daiane, considerada vilã na eliminação diante dos EUA, em 2011

Até o ano passado, era possível designar o Brasil como o país do futebol sem especificar se a referência era à equipe masculina, à feminina ou às duas. Isso porque a figura de Marta ainda se mostrava suficientemente forte para abranger o contingente de mulheres jogadoras e sustentar a crença na força do time. Mas isso mudou drasticamente.

No início deste ano, teve fim o domínio da atacante na premiação da FIFA à melhor do mundo, título que a artilheira havia carregado, até então, por cinco anos consecutivos. Para piorar, dias antes, o Santos havia anunciado o fechamento das portas de seu departamento feminino e, no fim do mês passado, até a badalada liga americana (WPS) acabou cancelada, deixando Marta, que atuava no Western New York Flash, desempregada.

A trinca de más notícias escancara um cenário já conhecido pela modalidade, que sempre enfrentou dificuldades para se estabelecer (veja a linha do tempo). A Copa do Brasil, por exemplo, foi criada em 2007 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o intuito de servir de impulso para a implementação de um campeonato brasileiro, o que não ocorreu. O drama vivido pela atleta Bebel, que atuou nas Sereias da Vila, do Santos, e pela Seleção, é só mais um retrato do destino incerto do futebol feminino. A atleta foi presa na terça-feira tentando furtar um carro (leia reportagem ao lado).

Nada parecido com o auge da esperança, em 2007. Naquele ano, a Seleção faturou o bicampeonato pan-americano no Rio de Janeiro, com um placar de 5 x 0 em cima dos Estados Unidos e diante de quase 70 mil torcedores no Maracanã. O que era promessa estava destinado a decolar.

Nos torneios seguintes, porém, o Brasil amargou maus resultados e viu as meninas serem tachadas de “amarelonas” após a derrota para as americanas na final das Olimpíadas de Pequim, na prorrogação, em 2008, e para o Canadá na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado. Em 2011, o time também foi eliminado pelas americanas na Copa do Mundo, nas quartas de final, nos pênaltis, com destaque para a brilhante atuação da goleira Hope Solo.

“102 amistosos”
A principal justificativa para a ausência do país no topo do pódio sempre foi a inexistência de um calendário nacional, que até hoje não foi criado. “Eu acho que a nossa Seleção deveria ser olhada de uma outra forma. Imagina você numa final de Copa do Mundo jogando contra outra equipe que faz 102 amistosos enquanto o Brasil joga dois. Compare a preparação das duas equipes para ver quem amarela”, rebate a ex-jogadora Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson, incumbida pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, de reverter a desanimadora situação do futebol feminino brasileiro.


Sob a nomeação de coordenadora-geral da modalidade no ministério, Michael Jackson afirma ter certeza de que, agora, a cena mudará. “Esse grupo foi criado para que se encontre uma solução para a modalidade. Ela não existe no país”, define, acrescentando que é a primeira vez que o órgão mostra interesse pelo futebol feminino. “Se houvesse um calendário, as meninas teriam uma ótima preparação e poderiam jogar de igual para igual contra qualquer outra seleção. Hoje, elas chegam à final porque são dedicadas e têm muita força para defender o país”, acredita. “Estou fora das quatro linhas e vou me dedicar muito para que a modalidade realmente tenha o seu espaço. Essa vai ser uma missão que pode mudar a vida de várias meninas.”

 

Mudança necessária
Para Michael Jackson, até mesmo a chegada de patrocinadores só é possível com a criação de um calendário de competições. “Como vão investir em algo que não existe?”, indaga, sem, no entanto, estabelecer uma data para quando a programação será implantada. “Não sei se vai ser amanhã, daqui a um ano ou dois. Primeiro, precisamos dar base para o futebol feminino. É uma escada”, avalia. No entanto, o início da Copa do Brasil deste ano está marcado: 10 de março, com participação de 32 clubes.

Pontapé inicial
Uma reunião, na última terça-feira, deu início aos trabalhos do grupo que se responsabilizará pelo futebol feminino no país, sob o comando de Michael Jackson e tendo o técnico Renê Simões como relator. Além de outros representantes da modalidade, participaram do encontro o ministro Aldo Rebelo, o diretor de Futebol Profissional do ministério, Ricardo Gomyde, e o técnico da Seleção feminina, Jorge Barcellos.

Na última terça-feira, foi presa em São Paulo a ex-jogadora do Santos Stephane Gomes, mais conhecida como Bebel. A atleta de 23 anos foi acusada de ajudar o namorado, Rogério Marqueze, em uma tentativa de furto de um carro, no bairro Carrão, na zona leste da cidade. Quando o dono do veículo chegou, os dois fugiram, mas foram alcançados pela Polícia Militar e levados à delegacia, onde Rogério confessou o crime e disse que a intenção era usar o dinheiro na compra de drogas.

Bebel, que chegou a atuar no Corinthians antes de integrar o elenco das Sereias da Vila por menos de dois meses e de ser convocada para a Seleção Brasileira, passou a noite na delegacia de Americanópolis. Questionada sobre a situação da atleta, a coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, não quis comentar a prisão.

 

Da Seleção para a cadeia
Pedro Ernesto Guerra Azevedo/flickr/sereiasdavila
Bebel em ação pelo Santos, no ano passado: presa por furto

Na última terça-feira, foi presa em São Paulo a ex-jogadora do Santos Stephane Gomes, mais conhecida como Bebel. A atleta de 23 anos foi acusada de ajudar o namorado, Rogério Marqueze, em uma tentativa de furto de um carro, no bairro Carrão, na zona leste da cidade. Quando o dono do veículo chegou, os dois fugiram, mas foram alcançados pela Polícia Militar e levados à delegacia, onde Rogério confessou o crime e disse que a intenção era usar o dinheiro na compra de drogas.


Bebel, que chegou a atuar no Corinthians antes de integrar o elenco das Sereias da Vila por menos de dois meses e de ser convocada para a Seleção Brasileira, passou a noite na delegacia de Americanópolis. Questionada sobre a situação da atleta, a coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, não quis comentar a prisão.

Quatro perguntas para...
Michael Jackson
Ministério do Esporte/Divulgação

Qual é o objetivo desse grupo de trabalho do Ministério?

Esse grupo foi criado para que se encontre uma solução para a modalidade. O ministro Aldo Rebelo e a presidente Dilma Rousseff abraçaram a causa e querem que a modalidade seja respeitada no Brasil. Faremos reuniões de acordo com as necessidades para encontrar a saída para implementar a modalidade no país.

O fato de a Marta ter perdido o prêmio de melhor do mundo para a japonesa Homare Sawa também serviu de alerta?
Com certeza. Como você pode ser a melhor do mundo se no seu país você não tem um campeonato decente que pode te sustentar com essa posição? A Marta foi eleita cinco vezes a melhor do mundo, nenhum país conseguiu isso nem no masculino. O Brasil tem várias outras meninas que podem ser uma Marta. Mas se não houver espaço para que elas treinem, não tem como. Nossa Seleção sempre está entre as quatro melhores, mesmo sem apoio.

O fechamento do departamento feminino do Santos também abalou a modalidade?
Qualquer equipe que acabe, para o futebol feminino não é legal. Queremos que a cada dia nasça uma equipe, e não que acabe.

Em ano olímpico, como fica a situação?
As meninas são dedicadas e vão para as Olimpíadas da mesma forma, com ou sem calendário, para defender o Brasil com muita garra. Potencial, elas têm; o que falta é trabalho, e isso não depende delas.


LINHA DO TEMPO

Sergio Moraes/Reuters

» 1958
Início das atividades do time Araguari (MG), o primeiro de futebol feminino no Brasil, no mesmo ano em que o masculino faturava seu primeiro título. Equipe foi desfeita no ano seguinte

» 1964
Proibição do futebol feminino no país por resolução do Conselho Nacional de Desportos

» 1981
Legalização da modalidade entre as mulheres e criação da primeira liga feminina

» 1988
Foi formada a primeira Seleção Brasileira feminina de futebol

» 1996
Futebol feminino é incluído no programa dos Jogos Olímpicos, e, na estreia, Brasil fica em quarto lugar

» 1997
Criação do Campeonato Paulista, conhecido como Paulistana. Nesse ano, Milene Domingues foi estabelecida como a Rainha das Embaixadinhas, com mais de 55 mil anotadas no livro dos recordes

» 2000
Seleção repete resultado olímpico de 1996 e fica novamente em quarto lugar, em Sydney

» 2003 (foto)
Equipe feminina fatura o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo

» 2004
Meninas ficam com a prata nas Olimpíadas de Atenas após derrota para os Estados Unidos na final

» 2007
Bicampeonato pan-americano, no Rio de Janeiro, e conquista da prata na Copa do Mundo

» 2008
Assim como em Atenas, Seleção perde para as americanas novamente e fica com a prata em Pequim

» 2011
No Pan de Guadalajara, o tricampeonato não se confirma. Equipe perde para o Canadá na final, nos pênaltis. No mesmo ano, não passa das quartas de final na Copa do Mundo, sendo eliminada mais uma vez pelos Estados Unidos

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(1) comentário(s)

Autor:

José Roberto Silva


Muito pertinente a entrevista coma Michael Jackson. Considero uma excelente escolha do Ministro dos Esportes Aldo Rebelo para representar o futebol feminino brasileiro, esta que foi uma das pioneiras da modalidade. Como técnico campeão da Copa do Brasil 2007, acredito neste projeto. É um começo.

Blogs e Colunas

Scartezini

O título que falta

Jovane Nunes

Europa

Luís Costa Pinto

A dupla
'INTIP - Inteligência em Internet'