Grêmio

BRASILEIRÃO

Em tempo de pontas, Grêmio joga pelo meio: raio-x do rival do Cruzeiro

Tricolor gaúcho marcou 29 dos 65 gols na temporada em infiltrações centrais

postado em 19/06/2017 11:28 / atualizado em 19/06/2017 11:36

AFP/JEFFERSON BERNARDES
As jogadas pelo meio e a melhor arrancada no Brasileirão na era dos pontos corridos são as principais armas de um Grêmio na contramão da moda para vencer o Cruzeiro, nesta segunda-feira, às 20h, no Mineirão, e desbancar o Corinthians da liderança. O time gaúcho tem 18 pontos. Com o tropeço do concorrente no empate por 0 x 0 com o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, o tricolor gaúcho só depende de si para terminar a oitava rodada em primeiro lugar.

Em tempos de pontas abertas no 4-2-3-1 ou 4-3-3 e bolas cruzadas para a área, a arma letal do Grêmio na campanha que tenta encerrar o jejum de 20 anos sem título brasileiro é a jogadas pelo meio. O time de Renato Gaúcho usa as infiltrações pelo centro da área adversária para chegar às redes. Dos 65 gols da equipe na temporada, 29 foram em lances tramados em frente à área inimiga. 

A facilidade do versátil Luan para servir, se infiltrar e aparecer na cara do gol contribui para que a jogada seja praticamente mortal. O quarteto do meio de campo formado por Michel, Maicon, Arthur e Ramiro também tem facilidade para avançar e acionar os atacantes.

Nas últimas duas vitórias, o ataque do Grêmio apresentou novos arsenais. No triunfo sobre o Bahia, em Porto Alegre, uma cobrança de escanteio foi decisiva para Bruno Cortez decretar o triunfo. Na última quinta-feira, duas cobranças de falta perfeitas — uma do lateral-direito Edílson e outra de Luan — garantiram o triunfo diante do Fluminense, no Maracanã. Os gols de bola parada (pênaltis e faltas) correspondem a 10 dos 65.

Embora o Grêmio tenha facilidade para chegar às redes em lances pelo centro, as pontas também têm seu valor no sistema tático de Renato Gaúcho. Na temporada, 14 gols surgiram de lances pela esquerda e 12 tiveram início na direita. Portanto, a missão de Mano Menezes não será nada fácil para neutralizar o adversário no Mineirão.

Além da variação de jogadas, o Grêmio tem a excelente arrancada nesta Série A como trunfo para não desperdiçar a chance de assumir a liderança.

Nunca antes na história dos pontos corridos, o tricolor gaúcho teve uma largada tão avasssaladora. A contar de 2006, quando o atual sistema de disputa passou a ter 20 clubes, o Grêmio havia somado no máximo 16 pontos até a sétima rodada. Em 2017, contabiliza 18.

Escalação

Depois da boa vitória sobre o Fluminense na quinta-feira, no Maracanã, Renato Gaúcho optou por permanecer no Rio até ontem, quando o elenco embarcou para Belo Horizonte e se concentrou para o jogo.

Desgastados pela sequência de jogos e sem retornarem a Porto Alegre, os titulares não treinaram na sexta e fizeram apenas uma atividade aeróbica e um trabalho preventivo no sábado.

Com apenas um treino, é provável que Renato repita a escalação, com Michel, Maicon, Arthur e Ramiro formando o meio de campo. “Estamos muito contentes com os bons resultados, mas nada assegura que vai ser sempre assim. Estamos tentando manter o ritmo e fazer o melhor”, disse ontem o zagueiro Kannemann.

Como surgem os gols tricolores

Pelo meio: 29
Pela esquerda: 14
Pela direita: 12
Pênaltis e faltas: 10