Basquete

BASQUETE

UniCeub/BRB dá início à temporada, hoje, pela Liga Sul-Americana

O UniCeub/BRB busca, a partir de hoje, o bicampeonato da Liga Sul-Americana. Pela primeira vez, o novo time titular completo disputará um jogo oficial

postado em 21/10/2014 10:24

Amanda Martimon

Breno Fortes/CB/D.A Press

No primeiro confronto oficial desta temporada, o UniCeub/BRB volta às quadras em busca do bicampeonato seguido e do terceiro título na história da Liga Sul-Americana de basquete. O retorno, depois de um ano complicado e de baixas importantes no elenco, traz discurso humilde para o atual campeão. Sem favoritismo, o pensamento do time é focar em cada etapa. Por ora, portanto, o objetivo é vencer dois jogos e se classificar para as semifinais. Hoje, o primeiro desafio será contra o Defensor do Uruguai, às 17h45. No Grupo D da competição, a equipe candanga disputa a fase inicial no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, no interior de São Paulo.

Antes de enfrentar o time uruguaio, os treinos práticos do UniCeub/BRB se dividem com a análise de vídeos do adversário. “O primeiro jogo é fundamental. O Defensor já está disputando o (campeonato) Uruguaio, então, temos material, não tem muita surpresa”, conta o técnico José Carlos Vidal. Menos conhecido, o Guerreros de Bogotá só será “desvendado” pelo clube de Brasília depois do jogo entre os colombianos e o Bauru. Os donos da casa, aliás, contam com Alex, ex-jogador do UniCeub/BRB, e são o tabu da vez. “(O Bauru) é o favorito, nós vamos tentar pegar a segunda vaga e avançar”, reconhece o treinador, apontando que as condições físicas e o entrosamento do time ainda não estão 100%.

Hoje será a primeira vez que o time completo de titulares entrará em quadra para uma partida oficial. Finalmente, o reforço norte-americano, Darington Hobson, atuará. E, para sorte do UniCeub/BRB, nenhum atleta titular está machucado. “O que vai pegar é o entrosamento. É a primeira vez do time completo em um jogo oficial, mas estamos confiantes”, pondera o ala Arthur. Também com discurso modesto sobre as dificuldades da equipe neste momento, o atleta tenta deixar de lado a pressão quanto à defesa do título. “A gente pensa passo a passo. O objetivo, agora, é o primeiro jogo, depois passar de fase. Não estamos pensando em título ainda”, justificou.

A primeira fase da Liga Sul-Americana é uma espécie de prova de fogo para o time candango. É a hora de ver o que funciona na equipe. “A gente vai avaliar o comportamento geral. Temos um time titular um pouco mais baixo e rápido. Estamos treinando algumas armações com jogo interno no garrafão para tentar aproveitar a altura do Darington”, adiantou Vidal antes da partida de estreia. Aos olhos do técnico, Ronald (ala-pivô reserva), o norte-americano Hobson e Gustavo Scaglia — jovem atleta que veio do Bauru para integrar a equipe sub-22 do UniCeub/BRB — terão atenção especial neste período de avaliação, que servirá também como preparação para o NBB.

Escalação
Fúlvio, Darington Hobson, Arthur, Giovannoni e Cipolini formam o time titular do UniCeub/BRB.

Tabela
Jogos do UniCeub/BRB na primeira fase*

Hoje, às 17h45
UniCeub/BRB x Defensor
Na TV: SporTV 3

Amanhã, às 17h45
Guerreros de Bogotá x UniCeub/BRB
Na TV: SporTV 2

Quinta-feira, às 20h
Bauru x UniCeub/BRB
Na TV: SporTV 3

*Os jogos do Bauru, que atua sempre às 20h, também serão transmitidos pela emissora nos mesmos canais.