Basquete

Candangos, enfim, voltam a vencer

UniCeub/BRB bate o algoz São José, na Asceb, e consegue o segundo triunfo em seis jogos

postado em 25/11/2014 22:27 / atualizado em 25/11/2014 22:36

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Bruno Peres/CB/D.A Press
 

Mal chegou, e Fred já teve de assumir uma enorme responsabilidade. Última contratação do UniCeub/BRB, o armador entrou com os titulares, na noite desta terça-feira, na vitória sobre o São José por 79 x 78. O resultado, conquistado no Ginásio da Asceb, pôs fim à sequência de quatro derrotas do tricampeão no Novo Basquete Brasil (NBB). Agora, são dois triunfos em seis partidas.

O UniCeub/BRB superou as ausências de Arthur e Guilherme Giovannon, cortados minutos antes do início do jogo. Fúlvio era desfalque certo. Mesmo sem três titulares, a equipe candanga não frustrou a torcida local.

Fred disputou o último NBB pelo Macaé-RJ. Depois, jogou o Campeonato Mineiro pelo Mackenzie e passou a esperar, em casa, um novo contrato. Ao chegar a Brasília, admitiu estar sem ritmo de jogo. Mesmo assim, o técnico José Carlos Vidal mandou o camisa 9 à quadra. Aos 34 anos, Fred teve um duelo de experientes com o armador dos joseenses Valtinho, de 37.

Quase incansável, o reforço brasiliense jogou os 10 minutos do primeiro quarto e ainda voltou à quadra no segundo. No começo, deu uma assistência para Darington Hobson, que fez cesta e sofreu falta. Fred vibrou, e muito. A ansiedade da estreia fez com que o armador cometesse erros. Um deles custou dois pontos a mais para o São José.

“Xerife”, Fred indicou jogadas de ataque, mesmo com pouco tempo para aprender e decorar o repertório de sua nova equipe. Atento, roubou bolas. Na metade do segundo período, precisou se sentar, descansar. Hobson assumiu a armação, mas, um minuto depois, Fred estava de volta. Mesmo com 1,80m, altura modesta no mundo do basquete, o reforço brasiliense pegou quatro rebotes no primeiro tempo, além de ter dado três assistências.

O ex-jogador do Flamengo dividiu atenções com Hobson. Uma das contratações para esta temporada, o ala-armador acostumou-se a deixar quadra com bons números e, nesta terça, Darington provou mais uma vez ter sido uma boa escolha de Vidal. Intenso, Hobson anotou 22 pontos, pegou oito rebotes e ainda deu cinco assistências. O cestinha começa a cativar a torcida brasiliense com seu “carisma marrento”.

Capitão provisório

Sem Guilherme Giovannoni, Fred fez as vezes de capitão do UniCeub/BRB. Conversou com a arbitragem para defender Hobson, punido por falta antidesportiva. Reuniu o grupo em quadra, durante intervalos breves, para dar forças aos novos companheiros.
Feliz com a melhora na armação, a torcida brasiliense gritou o nome de Fred, que, ao fim da vitória, tirou fotos e conversou com os fãs da equipe por diversos minutos. A dedicação do reforço custou cãibra nas duas panturrilhas. “Foi uma partida de superação, o time vem de uma maratona intensa. Todos tiveram uma atitude muito positiva”, elogiou. “Senti dores, mas estamos aqui; então, vamos até o fim.”