Basquete

Basquete

Candangos se despedem de 2014 com vitória

Equipe do DF derrota Basquete Cearense na Asceb

postado em 22/12/2014 21:09 / atualizado em 22/12/2014 21:37

Lorrane Melo /Correio Braziliense , Da redação do Super Esportes DF /Correio Braziliense

 

Depois de um mau começo na atual temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), o representante do Distrito Federal na competição conseguiu, ao menos, dar adeus a 2014 com uma vitória em casa. Tendo como destaque mais uma bela atuação do armador Fred, o UniCeub/BRB bateu o Basquete Cearense por 81 x 68 na noite desta segunda-feira. O triunfo no Ginásio da Asceb ajuda a manter em alta o moral do elenco até o ano que vem, quando o time voltará a jogar.

A quarta vitória em 12 jogos deixou o UniCeub/BRB na zona de classificação para os playoffs. Na sexta partida de Fred com a camisa do UniCeub/BRB, o dono da dura missão de substituir Nezinho ganhou abraços dos companheiros a cada bom passe e após as cestas de três. Não à toa, teve o nome gritado pela torcida.

O elenco de Brasília vinha de um triunfo na rodada anterior, resultado que quebrou uma sequência de quatro derrotas seguidas, na pior estreia da história da equipe no NBB. Os cearenses, por sua vez, perderam os três compromissos anteriores ao confronto na capital. No retrospecto dos duelos entre os dois times, o UniCeub/BRB venceu o oponente em três das quatro oportunidades.

Apesar das estatísticas favoráveis aos anfitriões, o jogo no Ginásio da Asceb começou equilibrado. A calma dos técnicos José Carlos Vidal e Alberto Bial durou pouco diante dos erros dos seus comandados. Nesse quadro, os candangos fecharam o primeiro quarto com 10 pontos de vantagem.

A diferença caiu, mas o UniCeub/BRB conseguiu recolocar os dois dígitos de diferença no segundo tempo, quando o pivô norte-americano Vernon Goodridge, de 30 anos, fez a estréia na equipe. Meio desengonçado com seus 2,06m de altura e ainda pouco entrosado, marcou dois pontos e pegou um rebote na primeira entrada dele, de cinco minutos. Ele voltou à quadra mais tarde para ajudar a equipe a consolidar a vitória, enquanto arriscava algumas palavras em português.
Com 13 pontos de frente e um adversário tomado pelo cansaço, a arquibancada entrou em clima de festa quando Guilherme Giovannoni, um dos poucos ídolos remanescentes, marcou o 14º ponto dele na partida e atingiu a marca de 3.500 pontos no NBB — o sétimo atleta da história a alcançar o feito.

 

Sem conseguir conter a alegria com os cânticos da torcida, que pediam ele na Seleção e o comparavam a grandes nomes do basquete norte-americano, o camisa 12, que lidera o ataque brasiliense com média de 18 pontos por duelo, contagiou o time, que passou a jogar ainda mais solto. E manteve a frente, fechando o jogo em 81 x 68 e com a promessa de dias melhores. Nas cinco vezes em que havia atuado em casa nesta temporada, o UniCeub/BRB só havia ganho um jogo.


De volta para casa

A partida contra o Basquete Cearense inaugurou uma sequência de seis jogos no Ginásio da Asceb. Depois do time de Fortaleza, o Uniceub/BRB abre 2015 jogando contra a Liga Sorocabana, em 7 de janeiro. Na sequência, os candangos ainda pegam Paulistano, Mogi das Cruzes, Bauru e Franca.