Basquete

NBB

Sob pressão, UniCeub/BRB enfrenta o Bauru

Time candango tem a missão de usar o fator Ginásio da Asceb para abrir vantagem na série contra o Bauru nas quartas. Melhor ataque tem sofrido contra a melhor defesa

postado em 25/04/2017 06:00 / atualizado em 02/05/2017 11:46

 

 

UniCeub/BRB e Bauru disputam nesta terça-feira, às 21h30, o terceiro jogo da série melhor de cinco pelas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), no Ginásio da Asceb. Após vencer a primeira partida no interior paulista, por sofridos 88 x 87, a equipe de Brasília perdeu a oportunidade de entrar em quadra, hoje, com chances de carimbar a classificação às semifinais diante da própria torcida. O principal desafio, agora, será levantar os ânimos que ficaram abalados após o Time de Lobos ter deixado o adversário empatar a série em 1 x 1, depois da derrota por 73 x 77, em casa, no último domingo.

“Sabemos que, com um eventual 2 x 0, nós daríamos um grande passo rumo à classificação. Mas nem por isso nos abalamos. A gente continua com a vantagem do fator casa e temos de tirar proveito disso nesse jogo”, analisa Guilherme Giovannoni, capitão do UniCeub/BRB. Aos 36 anos, o jogador que há mais tempo defende o representante da capital federal — são oito anos de casa — apostava em uma série longa contra o Bauru. A pontinha de frustração logo após a derrota, segundo ele, foi por sentir que a vitória escapou. “O jogo foi apertado e poderíamos ter saído com a vitória. O fator casa ajuda, mas não é determinante”, justifica.

O discurso entre jogadores e comissão técnica está sincronizado. Bruno Savignani, que comanda a primeira temporada inteira como técnico, ressalta a importância de começar os play-offs com vitória. “Não significa nada, não significa que vamos ganhar a série nem que vamos dominá-la, mas é importante para a confiança e o ânimo do grupo”, diz. Com a derrota em seguida, a série está empatada. Mesmo assim, Bruno refuta que haja uma pressão maior na partida de hoje, a segunda que o UniCeub/BRB disputa em casa pelas quartas de final.

“A série era melhor de cinco jogos e, agora, é como se estivéssemos entrando em uma série melhor de três, com a vantagem de poder disputar duas partidas em casa”, ameniza Bruno Savignani. O treinador de 32 anos assumiu o posto em janeiro de 2016. Apesar da pouca experiência, tem o aval de ter sido o primeiro campeão do NBB como jogador, em 2010/2011, e como assistente técnico, em 2011/2012. Desde de então, seguiu na equipe.

 

Vantagem?

 

Após duas temporadas, o UniCeub/BRB avançou aos play-offs no G-4. O feito rendeu à equipe de Brasília a possibilidade de ter mais mandos de quadra. A vantagem fez diferença na fase classificatória. Tanto o time da capital federal quanto o do interior paulista tiveram melhor aproveitamento em casa do que fora. Nas quartas de final, a história se inverteu. A série melhor de cinco está empatada em 1 x 1, com uma derrota de cada lado no próprio território.

O UniCeub/BRB teve 23% a mais de aproveitamento quando jogou diante da própria torcida. Foram 84,6% (11 vitórias e 2 derrotas) de aproveitamento em casa contra 61,5% (9 vitórias e 3 derrotas), fora. Com o Bauru, o fator casa também pesou: venceu 75% no interior paulista contra 57% fora.

“O fator casa ajuda não só pela torcida, mas pela quadra, pelo lugar que o jogador gosta de arremessar. Esse play-off está sendo o inverso. E vamos tentar manter isso hoje para levar a vantagem para Bauru”, cutuca Alex, camisa 10 do time paulista e ex-jogador da equipe brasiliense. “Conheço muito bem esse ginásio, sei cada ponto dessa quadra e me sinto muito a vontade de jogar aqui”, completa o jogador que atuou por sete anos em Brasília.

Mesmo com o terceiro melhor ataque da primeira fase (média de 81,6 pontos por jogo), o UniCeub/BRB tem sofrido contra a melhor defesa. O time de Brasília marcou abaixo da média nos dois jogos das quartas de final. Na vitória no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, anotou 74 pontos no tempo regular. Diante de 1.172 torcedores na Asceb, no último domingo, o marcador ficou nos 73 pontos.

 

 

Programe-se
NBB - Quartas de final (3º jogo)

UniCeub/BRB x Bauru
Hora: 21h30
Local: Ginásio da Asceb (904 Sul)
Ingresso: R$ 20 (meia)*; com venda na bilheteria do local, nos postos de gasolina da 311 Sul, 302 Norte e QL 14 do Lago Sul e no site www.bilheteriadigital.com/nbb
* Torcedores vestindo camisas azuis também pagam meia-entrada