None

MINEIRÃO

Histórias dos 50 anos do Mineirão, contadas por torcedores e estrelas, serão eternizadas em livro

Projeto foi lançado nesta quarta, e publicação está prevista para setembro

postado em 17/06/2015 14:30 / atualizado em 17/06/2015 16:45

Edésio Ferreira / EM DA PRESS
Histórias marcantes dos 50 anos do maior estádio mineiro serão eternizadas no livro “Mineirão – 50 anos de História”, com lançamento previsto para setembro deste ano. Nas páginas da publicação, estarão momentos selecionados por ex-atletas, personalidades de várias áreas, torcedores ilustres e anônimos, que podem contar sua ligação com o estádio no site www.mineirao50anos.com.br - algumas delas serão selecionadas e publicadas. Nesta quarta-feira, foi realizada a apresentação do projeto.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/06/17/7001/20150617142833640931e.JPG', 'id_content': 3123977L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/interior/2015/06/17/galeria_interior,7001/apresentacao-do-projeto-do-livro-do-mineirao.shtml', 'titulo_destaque': 'Apresenta\xe7\xe3o do projeto do livro do Mineir\xe3o', 'samesite': True, 'id_pk': 7001L, 'id_conteudo': 3123977L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Apresenta\xe7\xe3o do projeto do livro do Mineir\xe3o', 'id_treeapp': 224, 'descricao_destaque': ' Hist\xf3rias dos 50 anos do Mineir\xe3o, contadas por torcedores e estrelas, ser\xe3o eternizadas em livro ', 'schema': 'foto_126510467054'}

“O Mineirão tem muita história, não só no aspecto esportivo, mas o estádio faz parte da vida do mineiro, de Belo Horizonte, do estado. Pela esfera que você for olhar, educativa, social, entretenimento e lazer, o Mineirão tem muitas histórias”, observa o diretor-geral da BB Editora, Baroni Neto, um dos desenvolvedores do projeto. “Essa é uma das publicações mais emblemáticas da editora. Eu me lembro do primeiro livro, do número 100 e do livro do Ayrton Senna. Por isso digo que é uma honra muito grande participar deste projeto”, acrescentou.

Construído em 1965, o  Mineirão comemora seu cinquentenário em 5 de setembro com uma série de eventos, entre eles o lançamento do livro. A partir de sua inauguração, o futebol mineiro alcançou um novo patamar. Atlético e Cruzeiro, os maiores do estado, assumiram representatividade mundial. Títulos históricos (Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, entre outros) foram comemorados no Gigante da Pampulha.

“O esporte mineiro se desenvolveu a partir do Mineirão, assim como o desenvolvimento da imprensa esportiva. O estádio foi de fundamental importância para o crescimento do futebol, que era muito pequeno, regional. Os clubes cresceram, ganharam títulos nacionais e internacionais”, destacou o presidente da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes.

Entre os ilustres presentes na apresentação do livro, estava o ex-jogador do Atlético Dario, hoje comentarista da TV Alterosa, que tem histórias marcantes no estádio. Um dos seus grandes feitos no Gigante da Pampulha foi um gol marcado no amistoso contra a Seleção Brasileira, em 3 de setembro de 1969, então comandada por João Saldanha. Aquela equipe era a base do time que seria campeão mundial em 1970. “Eu tenho os meus filhos Raquel, Claúdia, Shirley e Dadazinho. Agora eu vou colocar o Mineirão também. Foi aqui que me consagrei para o mundo. As histórias deste estádio enchem não só um livro, mas uma biblioteca inteira”, brincou o ex-jogador.

Histórias além do futebol
Apesar de ter ligação umbilical com o futebol, o Mineirão foi palco de outros grandes eventos. O livro buscará histórias de shows, corridas de carros e outros eventos ocorridos no estádio. “Nada eterniza mais uma história que um livro. A gente vai buscar histórias diversas não apenas relacionada ao futebol. O estádio já recebeu eventos musicais, religiosos, corridas de carros na parte externa, e a ideia é diversificar ao máximo”, afirmou o assessor do Mineirão, Rivelli Nunes.

Tags: copaamerica libertadores copadobrasil seriea serieb anos estádio comemorção americamg cruzeiroec atleticomg mineirão 50 copa2014