Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Coordenador da Seleção comenta negociações com o Barcelona para liberação de Neymar

Para Gilmar, participação de Neymar não comprometeria sua condição física

postado em 05/04/2016 09:34 / atualizado em 05/04/2016 09:45

JEFFERSON BERNARDES /AFP
Uma das grandes preocupações da Seleção Brasileira neste momento é sobre a possibilidade de contar com o seu principal jogador, o atacante Neymar, nas disputas das duas próximas competições oficiais da equipe: a Copa América, em junho, e as Olimpíadas, em agosto. O principal empecilho para o Brasil é a liberação do clube do jogador, o Barcelona, que tem como principal preocupação a condição física do atleta após uma temporada desgastante.

O coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, no entanto, acredita que Neymar pode participar de ambas as competições sem comprometer sua condição física. Em entrevista ao canal Fox Sports, o dirigente falou sobre as negociações de liberação junto ao Barcelona, exemplificando que o atacante brasileiro terá um período de férias maior até que seus companheiros europeus de equipe.

“O problema (para a liberação de Neymar) são as férias. Eles estão muito preocupados com isso e nós também, porque o jogador tem que ter o seu descanso. Mas nós temos uma planilha elaborada aonde é muito fácil perceber que os jogadores que irão participar da Eurocopa vão ter menos tempo de férias do que os jogadores que irão participar da Copa América e das Olimpíadas. Enquanto quem participar da Copa América e das Olimpíadas terá cerca de 21, 22 dias de férias, quem participar da Euro terá cerca 15 dias”, afirmou o coordenador.

O dirigente fez questão de falar que busca trabalhar em conjunto com o Barcelona visando o melhor para a saúde de Neymar e revelou ter oferecido uma integração entre departamentos físicos do Barça e da Seleção para tentar ter o atacante em plenas condições para enfrentar a maratona de jogos.

Gilmar Rinaldi agora aguarda o próximo contato com o Barcelona para saber a opinião do clube após uma segunda avaliação. “Estamos buscando um entendimento democrático, explicando o quanto seria importante para o jogador e para o clube participar também das duas competições. E agora nós teremos um segundo contato, eles também devem estar analisando e avaliando, principalmente sobre esse tempo de férias”, afirmou, retomando o argumento de que os atletas que disputam a Eurocopa terão um período de férias menor.

O coordenador completou assegurando que é possível, do ponto de vista físico, a participação de Neymar em ambas as competições, mas admitiu que a decisão depende do atleta e do clube catalão.

“O planejamento está feito, dá para jogar as duas competições, posso te assegurar com os dados que a gente colheu. É claro que a gente quer o jogador para todas as competições, como o jogador também quer jogar as duas, é normal desta idade. O Neymar está com 24 anos completados agora, e nesta idade a recuperação é fácil e isso conta muito. Vai depender do jogador e do entendimento do Barcelona”, finalizou.

Tags: rio2016 copaamerica neymar gilmarrinaldi selecaobrasileira