Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Amistoso entre Brasil e França esteve na mira de atentados terroristas, revela procurador

Grupo extremista islâmico planejou ataque durante jogo disputado em 2015

postado em 19/05/2016 22:36 / atualizado em 19/05/2016 22:49

Miguel Medina/AFP
Um grupo extremista islâmico da cidade de Verviers, na Bélgica, planejava a realização de um atentado durante o amistoso durante entre Brasil e França, em março de 2015. Foi o que afirmou, nesta quinta-feira, o procurador belga Bernard Michel durante um julgamento de acusados de práticas terroristas.

O incidente teria acontecido meses antes da série de atentados que matou mais de 80 mil pessoas em Paris, no dia 13 de novembro. Um deles realizado no Stade de France, antes do jogo entre França e Alemanha.

“Verviers foi o rascunho de Paris. A imagem que aparece globalmente é clara, mesmo se ainda faltam peças. Trata-se do mesmo modo operatório, com pontos estranhamente semelhantes”, disse Michel.

A chamada “célula de Verviers” é tida pelo Ministério Público belga como o “embrião” dos grupos terroristas que comandaram os atentados de Paris e de Bruxelas, em 22 de março deste ano. A célula teria como coordenador Abdelhamid Abaaoud, mandante dos atentados na capital francesa.

Dentro de campo, na ocasião, a Seleção de Dunga bateu os franceses por 3 a 1 contando com um show de Neymar, autor de um dos gols. Além do camisa 10, Oscar e Luiz Gustavo balançaram as redes.

Tags: futinternacional procurador terroristas atentados frança seleção brasil amistoso