Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Fernando Prass e Thiago Silva estão em pré-lista da Seleção Brasileira para Olimpíada no RJ

Além de Neymar, goleiro e zagueiro estão cotados para defender Brasil nos Jogos

postado em 16/06/2016 23:51

AFP PHOTO/YASUYOSHI CHIBA
O goleiro palmeirense Fernando Prass e o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, integram a pré-lista de convocados para a Seleção Brasileira que buscará a inédita medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro. De acordo com o site Globoesporte, os jogadores são cotados para preencher as vagas de atletas com mais de 23 anos. O regulamento prevê a convocação de três futebolistas que não tenham idade olímpica.

O atacante Neymar, do Barcelona, já está confirmado em uma dessas vagas. Prass surgiu como opção para o caso do goleiro Ederson, do Benfica, não conseguir a liberação para participar da Olimpíada. Como os Jogos não são disputados em datas reservadas pela Fifa, os clubes têm a liberdade para vetar a ida dos atletas para as seleções. A presença do palmeirense chamou a atenção porque ele nunca foi utilizado na Seleção principal.

Caso Ederson, de 22 anos, tenha a convocação confirmada, o zagueiro Thiago Silva será chamado para integrar o setor defensivo. O atleta do Paris Saint-Germain havia caído em descrédito e não jogava pela Seleção desde a eliminação nas quartas de final da Copa América de 2015. Na ocasião, o defensor enfiou a mão na bola dentro da área e permitiu que o Paraguai empatasse o jogo – o Brasil foi derrotado nos pênaltis.

A entrada de Thiago Silva na lista só foi possível porque Dunga foi demitido na última terça-feira. O treinador seria o técnico do Brasil no Rio 2016 e vinha elaborando a pré-lista junto de Rogério Micale, que desenvolveu todo o planejamento do time olímpico. Micale era cotado para ser auxiliar nos Jogos, mas, com a saída de Dunga, assumiu o dever de dirigir a equipe. Tite, contratado para comandar a Seleção principal, se negou trabalhar no Rio 2016.

Também brigam por uma vaga os meias Douglas Costa, do Bayern de Munique, e Willian, do Chelsea. Antes de ser desligado da CBF, o ex-coordenador de seleções Gilmar Rinaldi disse que o clube alemão tinha liberado Douglas Costa para atuar na Olimpíada. Já os ingleses não têm demonstrado interesse em ceder Willian para os Jogos.

A pré-lista com os nomes dos 35 jogadores e dos 12 membros da comissão técnica foi entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) na última quarta-feira. A relação não será divulgada publicamente. No dia 29 desse mês, Micale anunciará os 18 convocados e os quatro suplentes que poderão ser inscritos caso algum atleta seja impedido de vir à Olimpíada. A estreia será em 4 de agosto, contra a África do Sul, em Brasília.

Tags: rio2016 olimpíada jogos seleção pré-lista