Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Com Rafael Carioca e sete campeões olímpicos, Tite convoca Seleção para as Eliminatórias

Treinador promove retornos de Marcelo e Paulinho em primeira convocação

postado em 22/08/2016 11:49 / atualizado em 22/08/2016 13:15

 Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira a sua primeira lista de convocados à frente da Seleção Brasileira e incluiu várias novidades, com os retornos de nomes como os do volante Paulinho e do lateral-esquerdo Marcelo, na relação de 23 jogadores chamados para os duelos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, que serão disputados no início de setembro. O volante do Atlético Rafael Carioca foi um dos nomes chamados pelo técnico gaúcho.

A lista também conta com sete nomes de jogadores que conquistaram no último fim de semana a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, casos de Neymar, Renato Augusto e Weverton, todos que ocuparam as vagas destinadas a jogadores com mais de 23 anos, além dos zagueiro Marquinhos e Rodrigo Caio e dos atacantes Gabriel e Gabriel Jesus. Também campeão olímpico, o lateral-esquerdo Douglas Santos, do Atlético, ficou fora da lista.

Paulinho e Marcelo participaram da Copa do Mundo de 2014 pela seleção brasileira, mas desde o retorno de Dunga ao comando da seleção, pouco vinham sendo aproveitados, especialmente o volante. Agora, porém, estão prestes a voltar a utilizar a camisa da equipe.

Tite também resolveu apostar em jogadores que vem se destacando no futebol nacional, casos do lateral-direito Fagner, que até recentemente vinha sendo dirigido pelo próprio treinador no Corinthians, do meia santista Lucas Lima, além do atleticano Rafael Carioca.

O treinador também incluiu na relação nomes que podem ser considerados como surpreendentes, como o meia Giuliano, que nas últimas semanas trocou o Grêmio pelo russo Zenit, e o atacante Taison, do ucraniano Shakhtar Donetsk.

Já o meia-atacante Willian, foi chamado, mas ainda não tem a sua presença garantida, pois, como lembrou o treinador, se contundiu no último fim de semana em compromisso do Chelsea pelo Campeonato Inglês - a comissão técnica ainda não tem conhecimento da gravidade do problema.

A convocação anunciada nesta segunda-feira já estava pronta desde a semana passada, em razão do prazo estipulado pela Fifa para comunicação aos clubes da convocação de jogadores. Mas a CBF optou e conseguiu a permissão para não anunciar a relação durante a realização da Olimpíada. Agora, então, no dia seguinte ao encerramento do Rio-2016, a relação foi enfim conhecida.

Tite foi contratado para dirigir a Seleção brasileira após o fracasso da equipe na Copa América Centenário, nos Estados Unidos, onde foi eliminada na fase de grupos. E ele chega precisando conquistar bons resultados imediatamente, afinal, o Brasil está fora da zona de classificação para o Mundial de 2018 na Rússia - ocupa o sexto lugar no torneio classificatório da Conmebol.

As últimas semanas foram de trabalho intenso para Tite, que assistiu a vários jogos de adversários da seleção brasileira, assim como membros da sua comissão técnica, além de ter ido a estádios assistir a partidas de atletas com potencial pata ser convocado.

A estreia de Tite no comando da seleção será em 1º de setembro, em Quito, diante do Equador. Na sequência, será a vez de receber a Colômbia, na Arena Amazônia, no dia 6.

Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira para os próximos dois jogos pelas Eliminatórias:

Goleiros: Alisson (Roma), Marcelo Grohe (Grêmio) e Weverton (Atlético-PR).

Laterais: Daniel Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid).

Zagueiros: Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Miranda (Inter de Milão) e Rodrigo Caio (São Paulo).

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Giuliano (Zenit), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Philippe Coutinho (Liverpool), Rafael Carioca (Atlético), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea)

Atacantes: Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Santos), Neymar (Barcelona) e Taison (Shakhtar Donetsk).

Tags: atleticomg tite convocacao rafael carioca