Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Minas é 3º estado que mais cedeu jogadores para seleções de base em 2016: veja mapa por clubes

Cruzeiro só perde para São Paulo em convocações das categorias de base

postado em 22/11/2016 16:28 / atualizado em 22/11/2016 16:39

Divulgação CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira o mapa dos estados e dos clubes que mais cederam jogadores para as Seleções Brasileiras de base em 2016. Minas Gerais ficou na terceira colocação, com 33 atletas abaixo de 20 anos, perdendo apenas para São Paulo (82) e Rio de Janeiro (42). O Cruzeiro é o segundo do país com mais selecionáveis (18), ficando atrás somente do São Paulo, com 21 nomes.

Dos mineiros, o Atlético é o segundo no ranking, com 10 jogadores nas seleções de base, seguido pelo América, com cinco.

O levantamento da CBF também considerou atletas das seleções de base oriundos do exterior. Dos 15 chamados, cinco são da Espanha. O Atlético de Madrid teve três convocados e o Barcelona, dois.

”Fizemos um trabalho grande de mapeamento dos nossos valores aqui no Brasil e também no exterior. A cada novo jogador observado, o nosso banco de dados foi sendo alimentado, o que serviu de base para as convocações dos técnicos. Acredito que o principal recado deste levantamento, com 30 clubes do Brasil cedendo atletas à Seleção e mais 12 da Europa, é de que estamos de olho no que as equipes e jogadores estão fazendo”, disse Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base da CBF.

Em 2017, ano de competições oficiais para as categorias de base na Conmebol e na FIFA, a Seleção Sub-20 poderá ser formada por jogadores nascidos de 1997 até 1999. Eles disputarão o Sul-Americano do Equador, que dá quatro vagas para o Mundial Sub-20 da Coreia do Sul. Já a Sub-17 deverá ser formada por atletas nascidos entre 2000 e 2001. Sob o comando de Carlos Amadeu, a equipe disputará o Sul-Americano do Chile, que dá quatro vagas para o Mundial Sub-17 da Índia.


Tags: futinternacional futnacional selefut interiormg americamg atleticomg cruzeiro