Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Com Neymar buscando Romário, Brasil pega Paraguai para confirmar vaga na Copa

Atacante do Barça quer alcançar Romário e garantir a Seleção no Mundial

postado em 28/03/2017 08:42 / atualizado em 28/03/2017 10:34

LUCAS FIGUEIREDO / CBF


Aos 25 anos, o atacante Neymar já se transformou no quinto maior artilheiro da Seleção Brasileira, com 51 gols, ficando atrás apenas de Pelé (95), Ronaldo (67), Zico (66) e Romário (55). Nessa trajetória, o número de vítimas do jogador com a camisa verde-amarela vem aumentando nos últimos anos. Das seleções da América do Sul, ele só não marcou contra Venezuela e Paraguai, adversário dos brasileiros hoje, às 21h45, no Itaquerão, pelas Eliminatórias, na partida que pode confirmar matematicamente o passaporte para a Copa do Mundo da Rússia.

Desde que Tite assumiu o como técnico, a equipe tem 100% de aproveitamento, com sete vitórias. Para que o Brasil assegure a classificação, precisará vencer e contar com derrotas do Chile diante da Venezuela e do Equador contra a Colômbia.

Neymar, que voltou a ser o capitão depois de sete meses, havia quebrado jejum contra os uruguaios na última rodada, ao fazer o terceiro na goleada por 4 a 1, em Montevidéu. Contra os paraguaios, o camisa 10 já esteve em campo por duas vezes e passou em branco, ambas pela Copa América de 2011. Desde então, perdeu jogos contra o adversário tanto na própria Copa América, em 2015, quanto no turno das Eliminatórias – nas duas, cumpriu suspensão automática.

A ótima fase técnica vivida pelo atacante é mais uma garantia de segurança para a Seleção buscar os três pontos. Ele tem se destacado mais no papel coletivo pela equipe de Tite. Não é por acaso que deu sete assistências nas Eliminatórias, seis desde que o treinador assumiu. Com Dunga, Neymar jogou três partidas e foi responsável por apenas uma assistência.

Nessa segunda, ele voltou a falar com a imprensa depois de 255 dias de silêncio, preferindo exaltar o jogo coletivo: “Sempre falei que nunca existe a ‘neymardependência’. Essa é a Seleção Brasileira. Se estivermos focados, é a melhor do mundo, porque sabemos enxergar o potencial dos adversários e mudar o estilo de jogo”. Sobre a greve de silêncio, diz que era para se preservar. “Tudo o que eu falava, muitas pessoas só levavam para o lado negativo e acabava machucando não só a mim, mas a meus companheiros. Decidi parar de falar um pouco, dar calma a isso e só jogar futebol”.

Braçadeira Ele se julga agora mais maduro, até mesmo para ter a braçadeira de capitão, da qual abriu mão depois dos Jogos do Rio. “Foi uma decisão que tive após a Olimpíada por tudo o que aconteceu. O momento não era para eu exercer aquela função. E ao decorrer dos meses, de trabalhar com o professor Tite, acho que é por ele que vale qualquer esforço”.

O discurso de Tite tem sido controlar a euforia da torcida, evitando que prejudique o equilíbrio da equipe. “Ele é um treinador que gosta de ter os pés no chão e que o time também tenha”, afirma o zagueiro Marquinhos, que prevê confronto duro hoje.

O lateral-direito Fágner substitui Daniel Alves, suspenso. No ataque, Roberto Firmino se queixou de amigdalite e não treinou, dando lugar a Diego Souza, que pode ser titular. A equipe tem oito pendurados com um cartão amarelo: Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Filipe Luís, Fernandinho e Giuliano. Caso um deles seja advertido, não enfrentará o Equador, em agosto.

Esquema mantido
Satisfeito com a exibição de sua equipe na vitória sobre o Equador por 2 a 1, o técnico Arce manterá a formação diante do Brasil, mesmo numa partida mais difícil e fora de casa. A equipe paraguaia terá apenas um atacante (Lezcano) e cinco jogadores no meio-campo para dificultar o toque de bola brasileiro. Ex-lateral do Grêmio e do Palmeiras, o treinador vem sendo criticado pelos torcedores e pela mídia local devido à campanha ruim nas Eliminatórias – os paraguaios têm 18 pontos, a dois da zona de classificação. Arce convocou o zagueiro Marcos Cáceres, do Cerro Porteño, para o lugar de Gustavo Gómez, que se machucou e não chegou a enfrentar o Equador.

BRASIL X PARAGUAI

Brasil: Alisson; Fágner, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro; Philippe Coutinho, Paulinho, Renato Augusto e Neymar; Roberto Firmino (Diego Souza)
Técnico: Tite
Paraguai: Antony Silva; Verón, Rojas, Paulo da Silva e Alonso; Ortigoza, Iturbe, Riveros, Almirón e Cecílio Domínguez; Lezcano
Técnico: Chique Arce

Estádio: Itaquerão
Horário: 21h45
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio e Coty Carrera (PER)
TV: Globo e Sportv

Tags: Copa do Mundo 2018 cruzeiroec americamg atleticomg neymar eliminatórias rússia romário