Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

CBF vai exibir amistosos da Seleção Brasileira em canal que dá traço de audiência

Jogos passarão na TV Brasil, emissora pública, bancada com recursos federais

postado em 31/05/2017 08:19 / atualizado em 31/05/2017 10:46

Rafael Ribeiro / CBF
A decisão de transmitir os dois próximos amistosos da Seleção Brasileira na TV Brasil, emissora pública cuja estrutura é bancada com recursos federais, deverá significar uma queda vertiginosa na audiência das partidas sob o comando do técnico Tite - mas, por outro lado, vai inflar os números do canal estatal, que desde que entrou no ar patina.

Toda a transmissão dos jogos, incluindo a geração de imagens, ficará a cargo da CBF. A entidade enviará profissionais a Melbourne, onde o Brasil enfrentará a Argentina, em 9 de junho, e a Austrália, no dia 13, e também manterá uma equipe no Rio. Pelé, que será o comentarista das duas partidas, ficará na capital fluminense. A TV Brasil não cederá profissionais, já que a faixa horária para exibição dos confrontos foi comprada pela CBF, que fornecerá todo o conteúdo.

Para poder transmitir os jogos, a entidade pagou o “valor simbólico” de R$ 30 mil pelo espaço de três horas - das 6h30 às 9h30 - dos dois dias em junho. A CBF não poderá faturar com anunciantes, tampouco exibir a marca dos patrocinadores da Seleção, já que a legislação permite que TV Brasil veicule apenas publicidade institucional.

O investimento irrisório para exibir as partidas, contudo, terá reflexo no número de pessoas que assistirão aos jogos, marcado para as 7 horas (de Brasília). Acostumada a ter seus jogos exibidos na Rede Globo, a CBF terá a sua primeira experiência de transmissão solo em uma emissora que historicamente dá “traço”.

Na última década, a TV Brasil dificilmente conseguiu chegar a 1% de audiência em qualquer faixa horária do dia. Dados deste mês disponíveis no site do Kantar Ibope Media mostram que o canal chegou a 1% de audiência em um único momento de maio, durante a exibição de filmes na primeira semana - e isso considerando a medição apenas na região metropolitana do Rio.

Os melhores índices da emissora têm sido registrados nos casos em que consegue fazer transmissões ligadas a outros canais. Foi assim quando transmitiu os Jogos Paralímpicos do Rio-2016 e, em março deste ano, ao exibir o desfile das campeãs do carnaval carioca.

Tags: Seleção Brasileira selefut