Jogos 2016
  • Oferecimento:

SALTOS ORNAMENTAIS

A caminho da quarta Olimpíada, brasilienses são referências nacionais

Hugo Parisi e Cesar Castro não criam expectativas sobre pódio no Rio-2016

postado em 28/07/2016 09:13 / atualizado em 28/07/2016 10:01

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Nenhum atleta brasiliense esteve presente em tantas edições de Jogos Olímpicos quanto Cesar Castro e Hugo Parisi, dos saltos ornamentais. Na disputa do evento desde Atenas-2004, os saltadores se qualificaram para a quarta competição consecutiva. Eles são novamente as grandes referências da modalidade no Brasil, ao lado da carioca Juliana Veloso. Embora jamais tenham conquistado uma medalha olímpica e mantenham novamente baixas as expectativas quanto a resultados no Rio, os atletas reforçam a hegemonia da capital federal no cenário nacional do esporte. “Acho bastante interessante o fato de dois competidores dos saltos ornamentais terem alcançado essa marca. Isso prova que Brasília é uma grande potência na modalidade”, afirma Cesar Castro.

A capital federal tem recebido investimentos do Ministério do Esporte para o desenvolvimento da modalidade. Em março de 2014, por exemplo, foi inaugurado na Universidade de Brasília o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, que custou aos cofres públicos cerca de R$ 800 mil, segundo dados da pasta.

Nascido e criado no Plano Piloto, Cesar Castro tem como melhor resultado em Olimpíadas a nona posição conquistada em Atenas-2004, quando chegou à final do trampolim de 3m, quebrando jejum de 52 anos — o último brasileiro a alcançar o feito tinha sido o paulista Milton Busin, que terminou em sexto nos Jogos de Helsinque, em 1952.

“Foi um resultado espetacular, justamente em minha primeira Olimpíada. Hoje, no entanto, me considero um atleta de semifinal. Das últimas cinco competições que disputei, em quatro parei na semi e em uma cheguei à final. Por isso, quero focar minha competição no passo a passo, etapa por etapa, sem criar grandes expectativas”, diz.

Já Hugo Parisi, 32, nasceu em Taguatinga e começou no esporte aos 7 anos. O atleta — que fez em Brasília toda a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio — é o atual campeão brasileiro e sul-americano na prova da plataforma. Ele conquistou sua melhor marca em Olimpíadas na edição de Pequim-2008, quando ficou em 19º.

Assim como Cesar, Hugo prefere não almejar grandes resultados naquela que, segundo ele, será a última competição olímpica da carreira. “Hoje, eu não foco em resultados. Quero apenas fazer uma boa competição no Rio e sair feliz com o meu desempenho. Posso ficar entre os 12 ou 18, que já considerarei um bom resultado se eu conseguir saltar da maneira que estou treinando”, afirma.

Despedida


Ao coro de “Sucesso nas Olimpíadas, que Deus abençoe vocês”, entoado por cerca de 50 alunos da educação infantil do colégio que patrocina os atletas, Hugo Parisi e Cesar Castro se despediram da cidade ontem rumo ao Rio.

Hugo estreia no dia 7, quando disputará a final da plataforma de 10m sincronizada, ao lado do carioca Jackson Rondinelli. Depois disso, volta a competir no dia 19, para a etapa preliminar da plataforma de 10m individual. Já Cesar Castro estreará apenas no dia 15, na preliminar no trampolim de 3m, sua única prova.

Resultados em Jogos


                                     Hugo Parisi                      Cesar Castro
Atenas-2004                        32º                               9º
Pequim-2008                       19º                               24º
Londres-2012                      30º                               17º