Jogos 2016
  • Oferecimento:

FUTEBOL

Sem condição de treino, Cave receberá os atletas em meio a obras inacabadas

O gramado está com buracos e nem o puxadinho que seria vestiário foi instalado

postado em 28/07/2016 09:30 / atualizado em 28/07/2016 09:44

Thiago Henrique de Morais /Especial para o Correio , Especial para o Correio

Thiago Henrique de Morais/Esp. CB/D.A Press
No domingo passado, Brasília começou a receber as delegações que jogarão partidas de futebol no Estádio Mané Garrincha. Ainda assim, nem todos os Centros Olímpicos de Treinamento (COT) estão aptos para receber as seleções. O caso mais preocupante é o Estádio do Cave, no Guará. O espaço receberá os atletas em meio a obras inacabadas e com o gramado longe do ideal para um evento de grande porte.

A reportagem do Correio teve acesso ao local na tarde de ontem e tomou um susto com a situação atual do estádio. Mesmo com um novo gramado, o campo de jogo está longe do ideal. É possível perceber buracos na parte central, muito em decorrência o atraso das obras, que só começaram em abril. Somente há um mês foi feito o plantio da grama, que veio de Goiânia.

Nem mesmo o “puxadinho” dos vestiários — já que os definitivos ainda estão em construção — foi instalado. Uma fonte disse à reportagem que a demora para a instalação dos contêineres se deve à escolha do fornecedor por parte do Comitê Organizador. No local onde ficarão os quatro contêineres, havia ontem um trator.

O Comitê Rio-2016 garantiu que a assinatura do contrato “é uma mera formalidade” no atual momento e que “é possível que hoje sejam instaladas as estruturas dos vestiários”.

A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, por meio de nota ao Correio, confirmou que os contêineres serão instalados amanhã e que as obras “estão seguindo normalmente o cronograma da licitação”. O órgão também assumiu que a prioridade da obra é o gramado, que “está previsto para ser entregue nesta sexta-feira”.

Contêineres


O “puxadinho”, entretanto, é o menor dos problemas do Cave. O estádio está ao redor de um canteiro de obras. A pista de atletismo, que ficará ao redor do campo, hoje é um chão de terra batida. As vigas dos vestiários definitivos estão prontas, mas é improvável que a obra termine no fim de outubro, como inicialmente planejado.

Não há definição para os treinos do Brasil no Guará. Na programação informada ontem pela CBF, duas datas estão vagas. Havia expectativa para que a África do Sul, que chegou ao DF no domingo, treinasse no Cave amanhã, mas o atraso nas instalações e a situação do gramado alteraram a programação inicial para o Bezerrão. A única certeza de treino no Cave é da Dinamarca, que utilizará o estádio em 3 e 6 de agosto, no período da tarde.