Jogos 2016
  • Oferecimento:

Brasil vence Japão antes da estreia olímpica

Gabigol e Marquinhos comandam vitória empolgante no primeiro tempo no Serra Dourada. Desfigurado na etapa final, Seleção Olímpica tira o pé, poupa jogadores e administra o resultado

postado em 30/07/2016 18:33 / atualizado em 30/07/2016 19:33

Marcos Paulo Lima /Correio Braziliense

Ed Alves/CB/D.A Press


Goiânia
— Com tabelas, lances de efeito, belas finalizações, bolas na trave e gols, o Brasil venceu o Japão na tarde deste sábado no Estádio Serra Dourada, por 2 x 0, no único amistoso antes da estreia no Grupo A do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 contra a África do Sul, na próxima quinta-feira, às 16h, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Usando o time considerado titular no primeiro tempo, o técnico Rogério Micale viu Gabigol e Marquinhos estufarem a rede dos nipônicos. Na etapa final, o treinador desfigurou a equipe e fez observações. O elenco folga neste domingo, em Goiânia, e embarca à noite para Brasília.

O primeiro tempo começou com o Brasil fiel à proposta de Rogério Micale, ou seja, com a posse da bola. No entanto, a obediência tática do Japão empurrou a Seleção para o seu campo defensivo por alguns minutos. Marquinhos e Rodrigo Caio eram os que mais tocavam na bola em busca de saída de jogo. Extremamente dedicados, os samurais conseguiram impedir a pressão inicial verde-amarela. Posicionados no sistema tático 4-1-4-1, os meninos de Rogério Micale chegaram a levar alguns sustos em lançamentos entre os zagueiros.

O Brasil só começou a se soltar a partir dos 18 minutos. Neymar acionou o lateral-esquerdo Douglas Santos. O jogador do Atlético-MG chegou à linha de fundo e cruzou para o brasiliense Felipe Anderson encher o pé e ver o goleiro Nakamura impedir o primeiro gol.

Dois minutos depois, uma tabela entre os Gabriéis levantou a torcida no Serra Dourada. Gabriel Jesus chamou o xará Gabigol para uma tabela pela direita, recebeu a bola de volta, dividiu com o goleiro, girou e finalizou muito próximo da meta de Nakamura, arrancando “uhh” da galera.

A aplicação tática do Japão não suportou o cansaço e o Brasil começou a criar uma chance de gol atrás da outra. Depois de uma troca de passes pela esquerda, Neymar tentou encobrir o goleiro, mas não conseguiu. Em outra ação ofensiva com Neymar na jogada, o camisa 10 arrancou e cruzou para o companheiro de Barcelona, Rafinha, cabecear rente à trave.

Com o forte calor em Goiânia e a umidade relativa do ar baixíssima, houve uma pausa para reidratação. Talvez, tenho sido o tempo de combinar o primeiro gol do jogo. Rafinha iniciou a jogada e rolou a bola para Gabigol. O menino da Vila enganou a quinta marcha e só foi parar na linha de fundo depois de dar um chute na bandeirinha de escanteio na comemoração de um golaço. Além de gol, a torcida aplaudiu a finalização certeira em velocidade no canto esquerdo. Gabigol é o artilheiro da Seleção Olímpica desde o início da preparação, com sete gols.

Como dizem os goianos de raiz, o gol de Gabigol abriu a porteira. Com 75% de posse de bola, começou um massacre. O volante Tiago Maia saiu lá de trás para acertar o travessão. Neymar cobrou falta quase perfeita e também acertou o poste de Nakamura. Gabigol recebeu uma passe com açúcar de Neymar, mas amargou a defesa do goleiro do Japão. Até que, aos 40 minutos, Neymar cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Marquinhos, que fez 2 x 0.

No segundo tempo, Rogério Micale trocou Rafinha Alcântara por Luan e Felipe Anderson por Renato Augusto, um dos três jogadores acima dos 23 anos ao lado de Neymar e de Fernando Prass. O ritmo do time caiu, mas não o suficiente para continuar abusando de perder gols. Neymar ajeitou de calcanhar e Gabigol deu trabalho para Nakamura. Depois de uma trama entre Neymar e Gabriel Jesus, Renato Augusto veio de trás e chutou para fora.

Questionado como reserva de Fernando Prass, Uilson respondeu os críticos com uma saída arrojada. A zaga fez lambança ao sair jogando errado e ele fechou a meta para Kohrogi. Desfigurado com o excesso de substituições, o Brasil tirou o pé do acelerador e esperou o tempo passar até o apito final do único teste antes da estreia nos Jogos Olímpicos.

Ficha técnica

Brasil 2

Uilson; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio (Luan Garcia) e Douglas Santos; Tiago Maia (Rodrigo Dourado), Rafinha (Luan) e Felipe Anderson (Renato Augusto); Gabriel (Walace), Gabriel Jesus e Neymar

Técnico: Rogério Micale

Japão 0

Nakamura (Kushibiki); Muroya, Shiotani (Iwanami), Ueda e Fujiharu (Kamekawa); Endo (Tomiyasu), Harakawa (Oshima), Yajima (Asano), Nakajima (Ogawa) e Minamino; Koroki

Técnico: Makoto Teguramori

Gols: Gabriel, aos 32, e Marquinhos, aos 40 minutos do primeiro tempo

Cartão amarelo: Oshima

Público: 32.517 pagantes

Renda: R$ 1.508.070

Árbitro: Wilson Lameroux Riveiros (COL)