Jogos 2016
  • Oferecimento:

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Alvo de racismo de atleta finalista da ginástica artística, Angelo Assumpção apenas assiste aos Jogos

A equipe masculina fez história ao levar o país ao sexto lugar no coletivo

postado em 09/08/2016 12:57 / atualizado em 09/08/2016 13:16

Vítor de Moraes - Enviado especial /Correio Braziliense

AFP/Ben STANSALL
Rio - Ao assegurarem a classificação para a final da ginástica artística, os cinco atletas da equipe brasileira posaram para uma foto ainda na Arena Olímpica do Rio, na Barra. Sorridentes, Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barretto e Sérgio Sasaki fizeram história ao levar o país, nesta segunda-feira (8/8), ao sexto lugar no coletivo.

Na fotografia, porém, nota-se dois fatos. O primeiro: todos são brancos. A presença de negros na ginástica, aliás, é muito escassa. O segundo: soma-se a isso a ausência de Angelo Assumpção, o atleta do solo alvo de racismo justamente de Arthur Nory, convocado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Em 8 de julho, a CBG divulgou a lista dos cinco chamados, mais dois reservas, para os Jogos. Angelo não estava nem entre os suplentes. Duas semanas depois, o atleta do Pinheiros, considerado uma jóia da modalidade, perdeu o pai. No ano passado, ele foi campeão do salto na etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica e integra a Seleção desde 2012.

Ainda assim, Angelo, que mora em São Paulo, viajou ao Rio para acompanhar os companheiros de Seleção. Ele tem publicado fotos nas redes sociais abraçado a ginastas. "Hoje, o Brasil arrebentou. Muito orgulho", escreveu no sábado (6). Após o sexto lugar por equipes, o ginasta não se manifestou nas redes.

Há uma semana, Assumpção, de 19 anos, escreveu um texto no Instagram lamentando ter ficado fora da Olimpíada. "Meu sonho de representar o nosso país foi adiado, mas não vou desanimar", postou. "Quero desejar a todos os atletas boa sorte e que todos atinjam seus objetivos", continuou.

Como um prêmio de consolação, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ofereceu a 20 "promessas do esporte" o projeto Vivência Olímpica. Por meio dele, os atletas fazem uma ambientação no Rio visando aos Jogos de Tóquio-2020. Angelo atendeu ao convite do COB.

“Lixo”

No ano passado, Arthur Nory postou em sua conta no aplicativo Snapchat um vídeo em que ele e outros atletas fazem piadas de cunho racista com Angelo Assumpção, o único negro da equipe brasileira.

"Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca... Quando ele estraga é de que cor? (risos)", pergunta Arthur Nory, com Angelo visivelmente constrangido. "Preto!", respondem os outros. Os ataques continuam. "O saquinho do supermercado é branco. E o do lixo? É preto!".

Depois da repercussão negativa, a CBG afastou Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores por 30 dias.