Jogos 2016
  • Oferecimento:

MP investiga uso de verba pública por suspeita de corrupção em obras dos Jogos

Para o procurador federal Leandro Mitidieri, as apurações revelaram que pelo menos R$ 600 milhões de diferentes níveis de governo abasteceram o evento via subsídios para energia, segurança e transporte

postado em 22/08/2016 20:40

Agência Estado /Estado

O Ministério Público Federal está investigando as obras relativas aos Jogos Olímpicos do Rio suspeitas de corrupção e improbidade administrativa. Dos serviços de esgoto para despoluir a Baía de Guanabara aos contratos entre agências públicas e o Comitê Rio-2016, os procuradores querem saber como os recursos públicos foram utilizados.

Tanto o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, quanto o Comitê Rio-2016 argumentam que não houve utilização de recursos públicos. Para o procurador federal Leandro Mitidieri, as apurações revelaram que pelo menos R$ 600 milhões de diferentes níveis de governo abasteceram o evento via subsídios para energia, segurança e transporte.

O MP suspeita que a Olimpíada do Rio-2016 tentou dissimular o envio de recursos públicos com um acordo de patrocínio com a Apex (Agência de Promoção de Exportações) dias antes do início dos Jogos. A suspeita dos procuradores é de que o contrato não seria de patrocínio, mas apenas um mecanismo para garantir dinheiro público no evento, o que estaria banido pela Justiça.

A Apex informou que o contrato de patrocínio envolveu uma projeção durante a festa de encerramento de uma campanha internacional para promover o Brasil pelo mundo.