Jogos 2016
  • Oferecimento:

Ryan Lochte ainda deve sofrer punições disciplinares por confusão no Rio

Tanto a equipe de natação dos Estados Unidos quanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) poderão sancioná-lo. Denúncia de falso assalto afeta os contratos do atleta

postado em 23/08/2016 08:52

Tom Pennington/AFP - 1/7/16


A confusão provocada pelo nadador Ryan Lochte no Brasil, durante os Jogos do Rio, começa a afetar os contratos comerciais do norte-americano. Somente ontem, ele perdeu quatro patrocinadores. Um deles foi a multinacional Speedo que encerrou o vínculo de mais de uma década com o atleta. O atleta ainda pode sofrer punições disciplinares pelo incidente. Tanto a equipe de natação dos Estados Unidos quanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) poderão sancioná-lo.

A Speedo doará US$ 50 mil (cerca de R$ 160 mil) de parte da verba que seria destinada ao nadador para uma organização não-governamental que atende crianças no Brasil, a ONG Save The Children. “A Speedo USA anuncia a decisão de encerrar o contrato de patrocínio de Ryan Lochte”, informa a empresa em comunicado enviado à imprensa. “Não podemos tolerar comportamento que é contrário aos valores que esta marca representa há tanto tempo”, explica a empresa, frisando que manteve, até o episódio, uma “relação vencedora com Ryan por mais de uma década”.

A grife Ralph Lauren — que vestiu a delegação americana nas cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos do Rio — também anunciou que o contrato com Lochte não será renovado. “A Ralph Lauren continua a patrocinar orgulhosamente as delegações olímpicas e paralímpicas e os valores que seus atletas encarnam”, destacou a marca em um comunicado. “O acordo com Ryan Lochte era específico para os Jogos Olímpicos Rio-2016, e a companhia não vai renovar esse contrato.”

A fabricante de colchões Airweave anunciou no Twitter que está encerrando sua parceria com o nadador, que também tinha se limitado à Olimpíada do Rio. Já a Syneron Candela, de depilação a laser, informou em um comunicado enviado à ESPN que “esperamos um trabalho de alto padrão dos nossos funcionários e o mesmo dos nossos parceiros de negócios. Desejamos que Ryan se saia bem em seus empreendimentos futuros e agradecemos a ele pelo tempo que levou apoiando nossa marca”.

Em declaração ao canal E! News, Lochte afirmou estar “agradecido pelas oportunidades” proporcionadas a ele por seus patrocinadores. Lochte é um dos mais bem-sucedidos nadadores da história dos Estados Unidos, tendo conquistado 12 medalhas olímpicas. Durante a Rio-2016, ele e outros três atletas norte-americanos declararam que foram alvos de um assalto, com o uso de armas, em uma falsa blitz. A polícia, porém, desconstruiu a versão ao descobrir que tudo não passou de uma confusão causada pelos atletas em um posto de gasolina na Barra da Tijuca. Eles teriam cometido atos de vandalismo no banheiro do posto, causando prejuízos ao dono do local.