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MANÉ GARRINCHA

Jogos da Rio-2016 no Mané Garrincha não empolgaram público brasiliense

Cerca de 55,6% do total de ingressos disponibilizados foram vendidos

postado em 23/08/2016 08:59

Ed Alves/CB/D.A Press

O público brasiliense parece não ter se empolgado muito com os Jogos Olímpicos na cidade. Dos cerca de 490 mil ingressos colocados à venda para as sete datas do futebol da Rio-2016 na capital, apenas 273.713 — cerca de 55,6% do total — foram vendidos, segundo dados do Comitê Organizador do evento. Dos comercializados, mais de 33 mil — cerca de 12% — sequer foram usados pelos compradores, ou seja, mesmo com ingresso na mão, não foram ao Mané Garrincha.

De acordo com o diretor de Ingressos da Rio-2016, Donovan Ferreti, a realidade não se refere apenas a Brasília. Ao todo, houve mais de 16% de não comparecimento daqueles que compraram entradas para algum evento dos Jogos Olímpicos em todo o país. “Isso acontece principalmente quando se trata dos ingressos mais baratos, já que as pessoas que adquirem não fazem tanta questão de compensar o baixo investimento. Além disso, no Rio, por exemplo, tivemos casos de pessoas que compraram bilhetes apenas para frequentar a Vila Olímpica, sem se preocupar em ir aos jogos”, conta Ferreti.

Mais baratos

Na capital federal, a maior parte das ausências se deu na área C do estádio — parte atrás dos gols do anel superior —, onde os bilhetes eram mais baratos. “No caso de Brasília, acredito que o número de ausências está relacionado, principalmente, à prolongada duração do evento em dias de semana — quando nem todos podem ir”, afirma Ferreti.

José Henrique Veiga, que vive em Goiânia, havia conseguido ingressos para seis dos sete dias de Olimpíada em Brasília por meio do sorteio on-line realizado na página oficial da Rio-2016. O advogado, no entanto, deixou de comparecer em duas dessas datas — jogos entre Suécia x China e Suécia x EUA, ambos pelo futebol feminino —, mesmo tendo gastado cerca de R$ 300 nos bilhetes para ele, a mãe e a esposa. “Os jogos foram muito fracos tecnicamente. Até os da Seleção, que tínhamos uma expectativa maior, deixaram a desejar. Aí, a gente acaba desanimando, principalmente porque, no meu caso, precisávamos viajar 200km até Brasília”, conta.

Dos confrontos na cidade, apenas os dois que envolveram a Seleção Brasileira e o duelo Portugal x Alemanha, pelas quartas de final masculinas tiveram mais da metade da carga vendida. Nas outras partidas, a média de público no estádio não passou de 13 mil pessoas.