Atlético

BRASILEIRÃO

Com 210 erros, Galo é quem mais desperdiça cruzamentos no Brasileirão

Atlético já tentou 260 jogadas aéreas no torneio: 60% dos gols alvinegros saíram de cabeça

postado em 27/06/2017 15:38 / atualizado em 27/06/2017 16:01

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Uma das explicações para o início ruim do Atlético no Campeonato Brasileiro é o baixo aproveitamento do ataque, que marcou apenas 10 vezes em 10 partidas, sendo apenas quatro gols feitos com os pés. A busca da jogada aérea cria outro fator que pesa para a má fase: o número alto de cruzamentos errados. Até agora, foram 260 tentativas, a maior parte delas em vão.

Se, com a bola no pé, o ataque do Atlético não tem funcionado, a artilharia aérea dos mineiros está afiada: nenhum time marcou tanto de cabeça quanto o Galo. Até o momento, seis gols atleticanos no Brasileirão saíram de jogadas pelo alto, sendo que o atacante Fred foi quem mais se beneficiou dos cruzamentos e anotou duas vezes desta maneira, os únicos gols dele na competição. 

O Galo tem o sexto pior ataque do Campeonato Brasileiro, ao lado do rival Cruzeiro, adversário do próximo domingo (2/7), às 16h, no Independência. Neste quesito, os mineiros só estão à frente de Santos, Coritiba e de três times da zona do rebaixamento: Vitória, Avaí e Atlético-GO.
 
O Atlético é o oitavo time que mais cruza bolas na área dos adversários e o que mais erra em lances deste tipo. De 260 tentativas, foram 210 falhas. Ou seja, em mais de 80% das oportunidades a equipe não ganha as jogadas pelo alto. Foi desta maneira, porém, que a equipe venceu a última partida, diante da Chapecoense, com gol de Marlone após cruzamento de Valdívia.
 
O jogador atleticano que mais cruzou bolas na área do adversário foi o meia Juan Cazares. O atleta tenta uma jogada deste tipo a cada pouco mais de 7 minutos em campo. Até o momento, o jogador já arriscou 63 vezes e acertou em 19 opotunidades. O equatoriano é quem tem mais assistências no time, sendo todas as três para gols de cabeça.
 
Além de Fred e Marlone, os outros jogadores que marcaram de cabeça pelo Galo no Brasileirão foram Rafael Moura, Felipe Santana e Gabriel, que está de volta ao time após 13 dias afastado, por conta de uma lesão na coxa direita.
 
*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira