Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Gol demora a sair, mas Cruzeiro derrota Grêmio e abre cinco pontos de vantagem no Brasileirão

Jogo marcou o retorno de Felipão ao Mineirão depois de vexame histórico

postado em 21/08/2014 22:19 / atualizado em 21/08/2014 23:21

Gustavo Andrade /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM DA PRESS

Não foi fácil, mas o Cruzeiro manteve os 100% de aproveitamento no Mineirão no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, a equipe chegou à sexta vitória no estádio ao derrotar o Grêmio, por 1 a 0. O gol foi marcado por Dagoberto aos 40 minutos da etapa final. Com o triunfo sobre o Tricolor, os comandados de Marcelo Oliveira abrem cinco pontos sobre o segundo colocado Internacional.

Na noite dessa quarta-feira, o Colorado havia sido derrotado pelo São Paulo, no Beira-Rio. Assim, o Inter parou em 31 pontos, contra agora 36 do Cruzeiro. O Corinthians, que venceu o Goiás, nesta quinta-feira, também atingiu 31 pontos, mas perde a vice-liderança para os gaúchos no número de vitórias. Na próxima rodada, a Raposa enfrentará o Goiás, no Serra Dourada. Com o revés diante do Corinthians, o time esmeraldino acumula quatro derrotas consecutivas.

A vitória cruzeirense sobre o Grêmio ainda marcou o retorno de Luiz Felipe Scolari ao palco de sua maior derrota. Hoje no comando do Grêmio, ele retornou ao Mineirão 44 dias após a goleada histórica da Alemanha sobre a Seleção Brasileira, por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo. Nos minutos finais da jogo contra a Raposa, Felipão foi hostilizado pela torcida cruzeirense.

Primeiro tempo


Como é comum nos jogos diante de sua torcida, o Cruzeiro tomou a iniciativa de atacar nos primeiros minutos e pressionar o Grêmio. Na função de centroavante nesta quarta-feira, Júlio Baptista teve a primeira grande chance para abrir o placar. Egídio cruzou da esquerda, o camisa 10 cabeceou com força, mas Marcelo Grohe fez a defesa.

Aos poucos, o Grêmio igualou a partida e começou a levar perigo ao goleiro Fábio. Aos 24 minutos, o Tricolor finalizou pela primeira vez em grande jogada de Dudu. O ex-cruzeirense avançou pela direita, limpou os marcadores e bateu com força, mas o arqueiro do Cruzeiro evitou que o placar fosse aberto.

Dudu e Fábio se encontraram novamente pouco depois, quando o gremista chutou da entrada da área e o cruzeirense fez defesa difícil. A resposta dos donos da casa veio dos pés de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que fizeram jogada digna de convocados para a Seleção Brasileira. Após tabela entre os dois, Grohe impediu que as redes fossem balançadas.

Segundo tempo

Para a etapa final, os dois treinadores promoveram substituições. No Cruzeiro, Marcelo Oliveira mudou o ataque, com a entrada de Alisson na vaga de Willian. Já Felipão trocou volantes: Riveros saiu para a entrada de Edinho.

O segundo tempo começou elétrico, com investidas dois times. O cruzeirense Henrique assustou Marcelo Grohe com chute de longe, enquanto o Grêmio teve oportunidade com Edinho, ao aproveitar saída ruim de Fábio em um escanteio.

Se o primeiro tempo não teve cartões amarelos, o árbitro paulista Flávio Rodrigues Guerra mostrou três logo nos 10 minutos iniciais da etapa final. Com os volantes Lucas Silva e Henrique advertidos, o técnico Marcelo Oliveira voltou a acionar o banco de reservas e substituiu Lucas por Nilton. Logo depois, a terceira alteração foi “queimada” com a entrada de Dagoberto na vaga de Júlio Baptista.

Nilton em chute de longe e o gremista Luan, em jogada pela ponta esquerda, estiveram próximos de abrir o placar. A rede só foi balançada aos 35 minutos, mas o gol marcado pelo Cruzeiro foi anulado. Após Marcelo Grohe falha na saída do gol, o árbitro indicou falta de Dedé sobre Rhodolfo.

O tento da vitória veio cinco minutos depois, Dedé se lançou ao ataque, cruzou da ponta direita e Dagoberto de cabeça mandou para o fundo do gol: 1 a 0.

Cruzeiro 1 x 0 Grêmio


Cruzeiro
Fábio; Mayke, Leo, Dedé e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Nilton); Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Alisson); Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Riveros (Edinho) e Fellipe Bastos; Luan, Dudu e Ronan (Fernandinho)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gol: Dagoberto, aos 40 minutos do 2o tempo
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 21 de agosto (quarta-feira)
Estádio: Mineirão
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Edinho, Dudu e Zé Roberto (Grêmio); Lucas Silva, Henrique, Nilton e Alisson (Cruzeiro)
Pagantes: 32.294
Presentes: 34.335
Renda: R$ 1.413.807,00

Tags: seriea cruzeiro gremio