FUTEBOL CANDANGO

8 histórias pitorescas da Granada Cup em Brasília

Torneio trouxe Shakhtar, Flamengo, Cruzeiro, Goiás e Zalgiris Vilnius à capital

postado em 27/01/2015 09:57 / atualizado em 27/01/2015 10:25

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Carlos Vieira/CB/D.A Press

Exibida por mais de uma vez no telão do Mané Garrincha, no domingo, a mensagem “Obrigado, Brasil” foi o adeus do Shakhtar Donetsk ao país. A turnê de cinco jogos dos ucranianos terminou com o empate por 1 x 1 com o Cruzeiro pela primeira edição da Granada Cup. O técnico Mircea Lucescu jura que deseja voltar em 2016. Mas a passagem dos europeus — ao menos por Brasília — teve seus contratempos e curiosas histórias de bastidores selecionadas a seguir pelo Correio Braziliense.

A chave sumiu

Daniel Ferreira/CB/D.A Press
O Shakhtar Donetsk (foto ao lado) veio à cidade duas vezes. Na primeira delas, desembarcou no último dia 17, às 16h, na véspera do amistoso contra o Flamengo. Pouco depois da aterrissagem o elenco estava no Bezerrão, no Gama, para um treino de 1h30 de duração. No entanto, a primeira bronca ucraniana aconteceu antes de a delegação entrar no estádio. Segundo fontes, um funcionário responsável pela abertura dos portões para o Shakhtar não encontrava a chave do Bezerrão. Enquanto o ônibus chegava ao Gama, a busca se intensificou, e por pouco os jogadores não ficaram “presos” dentro do veículo.

Lavagem de roupa suja

Os 29 jogadores do Shakhtar suaram camisas, coletes e calções no primeiro treino no Bezerrão e queriam lavar o material. Depois da atividade, a delegação desbravou o estádio e encontrou uma máquina de lavar roupa e uma funcionária do estádio. O pedido: lavar e secar tudo para o dia seguinte. As roupas de trabalho ficaram no Gama. De acordo com relatos de pessoas ligadas à organização do evento, que mediaram as conversas, a lavadeira funcionou até 5h, e os uniformes não secaram por completo. A funcionária teria chorado e recebido R$ 50.

Às escuras

Na segunda passagem por Brasília, o treino pré-confronto do Shakhtar Donetsk para o duelo com o Cruzeiro foi agendado para o sábado passado, às 18h. No aeroporto, os jogadores teriam pedido para trabalhar às 19h. No fim das contas, o ônibus adesivado com o escudo dos ucranianos estacionou no Centro de Capacitação Física (Cecaf) dos Bombeiros às 18h40. Os refletores não foram acesos, e o rachão continuou quase às escuras.

Com a cara na porta

Minervino Junior/CB/D.A Press
Quando chegaram ao Centro de Capacitação Física (Cecaf) dos Bombeiros, os jogadores do Shakhtar Donetsk andaram rumo o portão por onde teriam acesso ao gramado. Mas a porta estava fechada e vários deles tiveram de dar alguns passos a mais. Bernard (foto ao lado) foi o último a entrar na área dos jogadores. “Mentira que não dá pra entrar por aqui”, resmungou o “menino com a alegria nas pernas”, seguido por fãs aonde ia. “O ‘mozão’ ficou de fora”, disse uma delas.

Selfie

No último domingo, chegar às áreas restritas do Mané Garrincha, como a porta do vestiário, não era tarefa tão complicada. Houve ao menos dois casos de torcedores descredenciados que conseguiram chegar onde quiseram. Um deles alcançou a escada de acesso ao campo e tirou foto com o centroavante do Shakhtar Donetsk e da Seleção Brasileira, Luiz Adriano.

De coração

Para finalizar bem a Granada Cup, o borderô financeiro foi divulgado no domingo com uma curiosa assinatura. Ao fim do documento, Bruna Venceslau, do Departamento Jurídico da Granada Eventos, assinou em nome da empresa. Ao lado da rubrica de Bruna, um desenho de um coração.

Cadê a taça?

Daniel Ferreira/CB/D.A Press
O empate por 1 x 1 entre Shakhtar Donetsk e Cruzeiro, no último domingo, no Mané Garrincha, deu ao Goiás (foto ao lado) o título da Granada Cup em cima do Gama nos critérios de desempate. Como os dois times conqluistaram quatro pontos, o esmeraldino faturou o troféu por não ter recebido cartão vermelho ao longo do torneio. No entanto, os goianos não estavam no Mané Garrincha para receber a taça e muito menos a premiação de US$ 100 mil.

A regra nunca foi clara

Seis times participaram da Granada Cup, mas dois (Cruzeiro e Flamengo) não podiam ser campeões — eram “coringas”. O regulamento foi bastante criticado, até porque ele foi alterado no meio de um jogo. Gama e Goiás empatavam por 1 x 1. As informações pré-jogo eram de que um resultado igual levaria a decisão para os pênaltis. No fim do segundo tempo, o sistema de som do Bezerrão anunciou que o critério de desempate seria cartões vermelhos e não mais os pênaltis. O Gama teve um jogador expulso no primeiro tempo e foi eliminado. A assessoria de imprensa do evento se desculpou.