Série D

Na Arena das Dunas, Ceilândia tenta evitar mais um vexame do futebol candango

Distrito Federal torce por virada do Gato contra o América-RN para não ser a sexta unidade federativa em 2017 a ficar sem time nas quatro divisões

postado em 28/07/2017 08:00 / atualizado em 28/07/2017 00:16

Divulgação/Ceilândia EC
 

O Ceilândia colocará em jogo hoje, diante do América-RN, muito mais do que a sobrevivência na Série D do Campeonato Brasileiro. O Gato Preto é o último representante do Distrito Federal no calendário nacional da temporada. Caso seja eliminado da competição, o futebol do DF se resumirá à segundona local até 2018.

 Cinco estados do país estão sem clubes em competições de nível nacional: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia e Roraima não têm representantes em nenhuma das quatro divisões.

O Ceilândia é a única esperança do futebol local em 2017 desde a final do Candangão. O outro representante do Distrito Federal na Série D era o Luziânia, de Goiás. Além do DF, outras unidades federativas podem encerrar as atividades relacionadas ao futebol profissional na temporada ainda neste fim de semana: Tocantins, Acre, Amapá e Espírito Santo correm risco.

 O Ceilândia terá que virar o jogo. Na ida, o alvinegro foi derrotado pelos potiguares no Abadião. Com a vitória por 1 x 0, fora de casa, o América-RN pode até empatar na Arena das Dunas para avançar às quartas de final da quarta divisão. Caso os candangos devolvam o placar da partida de ida, a vaga será decidida nos pênaltis. Qualquer outra vitória por um gol de diferença dá a vaga ao Ceilândia.

Para conseguir avançar às quartas de final, o Gato Preto terá de quebrar um tabu na Série D. Em casa, o time de Natal está com 100% de aproveitamento na quarta divisão. Até o momento, foram quatro jogos e quatro vitórias. Além disso, é dos potiguares a melhor campanha da competição. Em contrapartida, o Ceilândia fez quatro jogos fora de casa no torneio. São duas vitórias, ambas sobre o Comercial-MS, um empate contra o Sinop-MT e uma derrota para o Anápolis-GO.

Ausências


O técnico Leandro Campos não poderá contar com o volante Guto, que sofreu um estiramento na coxa no primeiro tempo da partida de ida. Uederson, suspenso, também não pega o Ceilândia. A solução do comandante potiguar é colocar Marcos Júnior, que atuou na lateral direita no primeiro confronto, para fazer a função de Guto. No ataque, Jean Silva, autor do gol na vitória no Abadião, ganha a vaga de Uederson.

O treinador Adelson de Almeida espera contar com o retorno do volante Didão, ausente desde o jogo de volta da segunda fase, diante do Comercial-MS. Nenhum atleta do Gato está suspenso.

 

Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima