Futebol Internacional
None

CAMPEONATO ESPANHOL

Barcelona derrota Valencia por 2 a 0, com 400º gol de Messi pelo clube, e assegura liderança

Catalães seguem na ponta da tabela de classificação do Campeonato Espanhol

postado em 18/04/2015 13:00 / atualizado em 18/04/2015 13:07

AFP PHOTO / JOSEP LAGO
Defendendo o favoritismo ao título do Campeonato Espanhol e, consequentemente, a liderança, o Barcelona recebeu o Valencia neste sábado, pela 32ª rodada da competição. No Estádio Camp Nou, a equipe azul-grená conseguiu acabar com a boa sequência dos adversários, que não perdiam desde 2 de fevereiro, e venceram por 2 a 0, com o gol de número 400 de Messi pelo Barça. O Barcelona inaugurou o placar logo no primeiro minuto. Messi tocou para Luis Suárez mandar cruzado para o fundo das redes. Após sofrer o gol, o Valencia passou a dominar e pressionar, mas não conseguiu igualar o marcador antes do intervalo, ainda desperdiçando um pênalti.

No segundo tempo, o jogo caiu de rendimento depois da grande intensidade da etapa inicial. Neymar, apagado no começo do jogo, apareceu mais, mas não teve uma grande atuação. O destaque mesmo foi para o argentino Lionel Messi, que marcou seu 400º gol vestindo a camisa do Barça no último lance do jogo. Com o resultado, o Barcelona reafirmou a liderança na competição, com 78 pontos e 25 vitórias em 32 partidas disputadas. Enquanto isso, o Valencia ficou com os mesmos 65 pontos.

Na próxima rodada, o Barça tem a chance de ampliar a vantagem na liderança ao visitar o Espanyol no próximo sábado, às 11h (de Brasília), no Estádio Cornellà-El Prat. Enquanto isso, o Valencia pode se recuperar da derrota ao receber o Granada, dia 27, às 15h45 (de Brasília), no Estádio Mestalla.

O jogo

Com a saída de campo do Valencia, o árbitro apitou o início da partida. E, logo no primeiro minuto, Busquets lançou Messi, que disparou, ganhou dos marcadores e rolou para Luis Suárez chutar cruzado para o gol e inaugurar o placar do Camp Nou, para a felicidade da torcida presente em maioria.

O Valencia respondeu imediatamente. Aos três minutos da etapa inicial, Rodrigo Moreno recebeu no canto esquerdo do campo de ataque, driblou Piqué com categoria e emendou um chute colocado, a bola passou muito perto da trave esquerda de Bravo e foi para a linha de fundo.

Os visitantes tiveram a chance de igualar o placar aos nove minutos. Piqué derrubou Rodrigo de maneira desastrosa dentro da área após lateral e o árbitro marcou penalidade máxima. Parejo foi para a cobrança e chutou muito fraco no direito de Bravo, que defendeu a bola com facilidade.

Mesmo assim, o Valencia não desistiu e começou a pressionar a equipe de Neymar, Messi e Suárez. Após jogada ensaiada de falta aos 14 do primeiro tempo, Otamendi apareceu bem na área e cabeceou com força. A bola foi para a linha de fundo, assustando o goleiro adversário.

Para amenizar a ‘fúria’ dos visitantes, o Barça precisava ampliar a vantagem e, aos 18 da etapa inicial, Lionel Messi teve uma grande chance. O argentino abriu para o Luis Suárez, correu para a área e recebeu a devolução, por cima, mas o passe foi muito forte e o atacante não alcançou para o cabeceio.

A boa chance dos donos da casa não intimidaram o Valencia, que seguiu atrás do gol de empate. Aos 32, Alcácer recebeu bom passe na entrada da grande área e mirou no contrapé do goleiro Bravo, mas acabou acertando a trave direta.

No retorno dos vestiários, o Barcelona retornou com mudança: Adriano saiu para a entrada do meio-campo Rakitic. Com a alteração, Mathieu ássou a jogar na lateral e Mascherano foi recuado para a zaga. O jogo caiu um pouco de rendimento, mas os donos da casa passaram a trocar mais passes no meio-campo.

Neymar, que até então, estava um pouco apagado na partida apareceu bem aos nove minutos da etapa complementar. Em jogada de contra-ataque, o atacante tocou para Messi, que abriu para Daniel Alves. O brasileiro cruzou para o compatriota ex-Santos, que cabeceou fraco. Diego Alves agarrou a bola com tranquilidade.

Após o ‘bombardeio’ no primeiro tempo, o Valencia pareceu mais cansado e atacou menos. Mesmo assim, ainda levou perigo à defesa azul-grená. Depois de bate rebate aos 30 minutos do segundo tempo, Parejo finaliza para boa defesa do goleiro Bravo, que espalmou para escanteio.

Aos 48 minutos da etapa complementar, Lionel Messi marcou seu 400º gol com a camisa do Barcelona. O argentino disparou totalmente sozinho no último lance no jogo e tentou encobrir o goleiro Diego Alves. O arqueiro brasileiro conseguiu a defesa parcial, mas o próprio camisa 10 pegou o rebote e mandou para o fundo das redes.

Tags: valencia barcelona valencia lionelmessi barcelona Lionel Messi