Futebol Internacional
None

ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA

Itália vence de virada e termina na primeira colocação do Grupo H; Croácia também avança

Equipes estão garantidas na Eurocopa, que será disputada na França

postado em 13/10/2015 17:55 / atualizado em 13/10/2015 18:00

ANDREAS SOLARO/AFP
A Itália entrou em campo na tarde desta terça-feira já classificada para a Eurocopa de 2016, que será realizada na França. No entanto, os italianos tinham a missão de vencer em casa para garantir a primeira colocação do Grupo H e não decepcionaram os torcedores que compareceram ao Estádio Olímpico de Roma. Com a vitória por 2 a 1 de virada sobre a Noruega, os comandados de Antonio Conte terminaram as Eliminatórias na ponta da tabela.

O primeiro tempo não reservou grandes acontecimentos aos torcedores que acompanhavam o último duelo da Itália nas Eliminatórias. Surpreendentemente, quem abriu o placar foi a Noruega, que aos 23 minutos aproveitou um rebote com Alexander Tettey na entrada da área, finalizando no canto esquerdo do goleiro Buffon.

Com a desvantagem no placar, a Itália tentava rodar a bola e encontrar um espaço para infiltração na defesa adversária. Entretanto, as melhores oportunidades da Squadra Azzurra foram com o atacante Graziano Pellè através de jogadas aéreas. Sem sucesso, o ataque italiano continuou insistindo até o fim da primeira etapa e nos acréscimos quase chegou ao empate com um bom chute de fora da área de Florenzi, porém Nyland conseguiu fazer ótima defesa para ir aos vestiários com a vantagem fora de casa.

O segundo tempo começou da mesma maneira como terminou a primeira etapa: Itália pressionando. Detentora de grande parte da posse de bola, a Squadra Azzurra teve boa oportunidade com Éder, mas foi bloqueado pelo goleiro norueguês. Após o choque entre os dois, o técnico Antonio Conte decidiu realizar sua primeira substituição, tirando o atacante para a entrada de Giovinco.

Alternando o esquema tático para 4-4-2 com a entrada de Candreva posteriormente, a Itália, enfim, conseguiu chegar ao empate com um gol oportunista de Florenzi após falha do zagueiro ao tentar dominar quase na pequena área. Um verdadeiro presente da Noruega para os donos da casa. Mesmo com a igualdade a seleção italiana continuou criando e com bom passe de Florenzi, Pellè apenas completou de primeira para estufar as redes e virar o placar sobre os noruegueses, garantindo a vitória dos donos da casa.

Croácia – A Croácia também garantiu vaga direta para a Eurocopa ao vencer a Seleção de Malta por 1 a 0 fora de casa, com gol de Perisic. Precisando dos três pontos e contando com um tropeço da Noruega para ultrapassá-la e assumir a segunda colocação do grupo, os croatas não falharam e certamente irão voltar para a casa com a sensação de missão cumprida. Já a Noruega terá de disputar as repescagens para tentar chegar à Eurocopa.