Futebol Internacional
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Com permissão da Fifa, ex-presidente banido Platini irá acompanhar eleição da Uefa em Atenas

Dirigente cumpre suspensão de quatro anos por ter sido punido por conflito de interesses em um caso que teve envolvimento do ex-presidente da Fifa Joseph Blatter

postado em 12/09/2016 09:23 / atualizado em 12/09/2016 09:36

Uefa/Divulgação
A Uefa anunciou oficialmente nesta segunda-feira que Michel Platini, ex-presidente da entidade que controla o futebol europeu, recebeu permissão da Fifa para poder acompanhar a eleição da entidade nesta quarta, em Atenas, na Grécia, onde irá conhecer o seu sucessor no cargo.

Ex-presidente da Uefa e ídolo histórico da seleção francesa, o dirigente cumpre uma suspensão de quatro anos depois de ter sido punido por conflito de interesses em um caso que teve envolvimento do ex-presidente da Fifa Joseph Blatter, suspenso por seis anos do futebol após ser condenado por sua participação no episódio e que ainda espera o resultado de sua apelação na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

Em maio passado, uma suspensão de seis anos foi apenas diminuída para quatro após Platini apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS na sigla em inglês) contra punição aplicada pela Fifa. O suíço de 80 anos de idade é suspeito de ter pago indevidamente US$ 2 milhões ao francês em 2011.

Ao confirmar a presença de Platini no Congresso Extraordinário da Uefa, a entidade que comanda o futebol europeu afirmou que consultou a Fifa para saber se o francês poderia estar presente no evento, tendo em vista as condições impostas pela punição que ele recebeu da entidade máxima do futebol. E a Uefa assegurou que a participação de Platini foi aprovada pelo Comitê de Ética da Fifa.

Apenas dois candidatos estão na disputa para assumir a presidência da Uefa, que anteriormente optou por não escolher um presidente interino após a suspensão aplicada a Platini. De maneira surpreendente, Ángel María Villar anunciou na semana passada que desistiu da eleição da Uefa. Com a desistência do dirigente espanhol, apenas o esloveno Aleksander Ceferin, que hoje preside a entidade que comanda o futebol da Eslovênia, e o holandês Michael van Praag, que ocupa o mesmo posto à frente do futebol da Holanda, irão concorrer ao cargo no pleito de quarta-feira.

Nas últimas semanas, as federações nacionais da França e da Alemanha declararam apoio oficial a Ceferin na eleição da Uefa, que irá definir o presidente que completará o terceiro quadriênio do mandato que Platini teria a cumprir e será encerrado no início de 2019. Já a Associação de Futebol da Inglaterra (FA), outra entidade de peso, confirmou apoio a Van Praag.

Membros das 55 federações filiadas à Uefa irão votar na eleição desta quarta-feira, na Grécia, onde então Platini poderá acompanhar de perto a escolha de seu sucessor após ser suspenso sob acusação de ter violado o Código de Ética da Fifa.

Tags: platini eleição uefa fifa