Futebol Internacional

MERCADO

Lucas Lima melhor que Iniesta? Ao menos em número de assistências...

Brasileiro distribuiu 45 passes decisivos desde que chegou ao Santos, em 2014

postado em 23/06/2017 14:00 / atualizado em 23/06/2017 13:58

Lluis Gene/AFP
Longe da melhor forma em 2017, Lucas Lima despertou o interesse do Barcelona e pode jogar ao lado de Messi, Suárez e Neymar a partir do início ano que vem - as negociações já teriam começado. Uma das explicações que o time catalão pode ter encontrado para buscar um acerto com o meia do Santos pode ter sido o número elevado de assistências que Lucas Lima distribui para gols de seus companheiros.

Desde 2014, ano em que chegou ao Santos, Lucas Lima mantém uma média impressionante de passes decisivos. Nas últimas quatro temporadas, o armador deu nada menos que 45 assistências para gols do Peixe, média de 11,25 por temporada. Nenhum dos três meias que mais defenderam o Barcelona em 2016/2017 soma este número.

Vale frisar, é claro, que vários dos jogos de Lucas Lima pelo Santos foram contra rivais de pouco expressão. Dos 175 jogos pelo Peixe, por exemplo, foram 47 pelo Campeonato Paulista, competição que tem vários clubes de divisões inferiores ou até mesmo fora da Série D.

Na Espanha, o croata Ivan Rakitic foi o meia que mais jogou na última temporada pelo clube catalão, tendo entrado em campo em 51 oportunidades. Em todos os jogos, foram 7 assistências. Desde que chegou ao Barcelona, em 2014/2015, foram 23 passes decisivos, média de 7,6. 

O Barcelona tem um dos melhores jogadores do planeta no setor de meio campo. O espanhol Andrés Iniesta, no entanto, não se destaca tanto nas estatísticas de passes para gol. Nas últimas quatro temporadas, o autor do gol do título da Copa do Mundo em 2010 distribuiu apenas 31 assistências. Quanto o assunto é bola na rede, Lucas Lima, contando apenas a passagem pelo Santos, também tem números superiores ao do craque: foram 18 gols nos últimos quatro anos, contra apenas oito de Iniesta pelo Barça.

Denis Suárez, terceiro jogador de meio-campo que mais atuou em 2016/2017, deu apenas cinco toques decisivos em toda a temporada. Somente neste ano, Lucas Lima já deu nove toques decisivos. 

No Barcelona, a missão de tocar a bola para o companheiro balançar as redes é do trio MSN, os mesmos responsáveis pelos gols. Neymar é o líder da última temporada na última temporada, com 27 passes para gol. Em segundo lugar, Suárez aparece com 20, uma a mais que o argentino Messi.